casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Os efeitos da dieta e do exercício nos níveis de HbA1C em pacientes diabéticos

O diabetes, uma doença que afetou 23,6 milhões de americanos em 2007, de acordo com a Associação Americana de Diabetes, exige um monitoramento rigoroso dos níveis de açúcar no sangue. Os níveis de açúcar no sangue mudam com frequência, dependendo do que uma pessoa come, mas normalmente são medidos apenas algumas vezes por dia. Um teste chamado de hemoglobina A1C, ou apenas A1C, pode fornecer medições mais precisas do controle de açúcar no sangue a longo prazo, porque o teste determina os níveis médios de açúcar no sangue ao longo de dois a três meses. Os diabéticos devem procurar manter seus níveis de A1C próximos a 6% na maioria dos casos. Dieta e exercício físico pode ter efeitos significativos sobre os níveis de A1C.

Dietas e exercício físico podem ter efeitos significativos sobre os níveis de A1C. A perda de peso é uma parte importante do controle do diabetes porque a gordura corporal contribui para a resistência à insulina, que por sua vez aumenta os níveis de açúcar no sangue. Quanto maior o açúcar no sangue, mais danos ocorrem nos órgãos e tecidos, aumentando os riscos de doenças cardíacas, infecções e problemas imunológicos. Mesmo a perda de apenas 5% do peso corporal ajuda a reduzir os níveis de A1C, informa a Universidade de Utah. Controlar a ingestão de carboidratos, especialmente carboidratos "vazios", ou aqueles sem valor nutricional, como refrigerantes, doces e outros doces, ajuda a diminuir o peso e os níveis de açúcar no sangue.

Exercício Efeitos

Exercício também pode ajudar a baixar os níveis de A1C ao longo do tempo. O exercício aumenta a eficácia da insulina, o que resulta em mais glicose entrando nas células e níveis mais baixos no sangue. Um estudo publicado na edição de 18 de setembro de 2007 da revista Annals of Internal Medicine conduzida pelo principal autor Ronald Sigal, do Canadá, descobriu que tanto o exercício aeróbico quanto o levantamento de peso ou uma combinação dos dois durante um período de 26 semanas reduziu A1C níveis, em média, de 0,6 por cento. Como uma queda de 1 por cento nos níveis de A1C pode reduzir as doenças cardíacas em 15 a 20 por cento e as complicações vasculares em 37 por cento, segundo o Dr. Sigal, uma queda de 0,6 por cento pode reduzir significativamente as complicações do diabetes.> Embora a dieta e o exercício ajudem a reduzir os níveis de A1C, alguns diabéticos ainda precisam tomar medicamentos diabéticos orais ou insulina para controlar o açúcar no sangue. Diabéticos frágeis - aqueles que têm aumentos e quedas repentinos no nível de açúcar no sangue - não devem depender de dieta e exercício ou testes periódicos de A1C para controlar seu diabetes. Diabéticos frágeis precisam de testes freqüentes de glicemia e medicamentos para diminuir a hiperglicemia - níveis elevados de glicose no sangue - ou hipoglicemia, que é uma queda repentina no nível de açúcar no sangue. As pessoas que tomam insulina devem sempre verificar seus níveis de glicose antes do exercício e devem comer um lanche se os níveis de açúcar no sangue já estiverem baixos, aconselha o site de gerenciamento de saúde LifeClinic. As pessoas cujo nível de açúcar no sangue é muito alto - acima de 240 mg por decilitro - não devem se exercitar.