Os monossacarídeos são carboidratos formados a partir de uma única molécula de açúcar. Estes açúcares simples transmitem um sabor doce aos alimentos. Os monossacarídeos não precisam ser decompostos durante a digestão, pois já são pequenos o suficiente para serem absorvidos. Estes açúcares são absorvidos no intestino delgado, onde passam através do revestimento mucoso e na corrente sanguínea. O nível de doçura e capacidade de afetar os níveis de açúcar no sangue irá variar dependendo do tipo de monossacarídeo.
Galactose
Os átomos de carbono e oxigênio no açúcar galactose formam um hexágono - um anel de seis lados. A galactose raramente ocorre por si só nos alimentos, embora ocorra em ervilhas. Quando a galactose se liga à glicose, forma a lactose do açúcar do leite. Uma condição genética rara, galactosemia, ocorre em 1 em cada 60.000 nascimentos, de acordo com o MedlinePlus. Nesta condição, o bebê é incapaz de digerir galactose e se acumula no corpo, causando uma série de problemas de saúde. Evitar produtos lácteos ou fórmulas infantis com lactose previne esses problemas de saúde.
Glicose
A glicose, também conhecida como dextrose, é o carboidrato mais comum na natureza. A glicose é uma unidade básica de açúcares mais complexos, ou polissacarídeos, e é um açúcar levemente adocicado. Na natureza, a glicose raramente existe como uma única molécula. De fato, todo dissacarídeo tem glicose como uma de suas duas moléculas de açúcar. A glicose também faz parte das moléculas de amido e fibra. A glicose fornece energia para as células e é o combustível preferido para o cérebro. Seu fígado armazena e libera glicose quando necessário para regular os níveis de açúcar no sangue. A glicose é o açúcar testado por diabéticos quando medem os níveis de açúcar no sangue. A glicose tem seis átomos de carbono e tem a fórmula química C6H12O6.
Frutose
Como a galactose e a glicose, a frutose também tem seis átomos de carbono. Diferentemente da galactose e da glicose, os átomos de carbono e oxigênio da frutose formam um pentágono - uma estrutura de cinco lados. Outros nomes para frutose incluem levulose e açúcar de frutas. Este monossacarídeo é o açúcar de sabor mais doce, de acordo com o livro “Nutrição”. Ambas as frutas e vegetais contêm frutose. O mel contém glicose e frutose, embora o sabor doce do mel venha principalmente da frutose. O xarope de milho, que consiste em 50% de frutose, adoça alimentos como refrigerantes, sobremesas e geléias.
Pentoses
As moléculas de açúcar que contêm cinco átomos de carbono são denominadas pentoses. Pentoses ocorrem em alimentos em quantidades muito pequenas, embora sejam uma parte essencial do material genético de cada célula. A ribose monossacarídica é uma parte do RNA, ou ácido ribonucléico. A desoxirribose, outro monossacarídeo de cinco carbonos, é parte do DNA, ou ácido desoxirribonucleico.
Álcoois de açúcar
Quando um grupo hidroxila, ou –OH, substitui um átomo de hidrogênio na molécula de açúcar, torna-se um açúcar álcool ou poliol. Seu corpo não absorve completamente álcoois de açúcar e, como tal, eles não produzem muito de um aumento nos níveis de açúcar no sangue. Esses monossacarídeos também têm menos calorias por grama do que outros açúcares. Álcoois de açúcar incluem eritritol, isomalte, lactitol, manitol, sorbitol e xilitol. O xilitol tem um nível de doçura igual ao açúcar de mesa. Álcoois de açúcar ocorrem em quantidades muito pequenas em algumas frutas. No entanto, estes monossacarídeos são fabricados em grandes quantidades sinteticamente. Os álcoois de açúcar são úteis como adoçantes de baixa caloria em alimentos como chicletes, doces sem açúcar, balas duras, chocolate e creme dental.