É de baixa caloria
A raiz de yacon é nativa da América do Sul, onde os moradores a comem crua como uma fruta. Ele contém uma mistura de açúcares naturais, cerca de 1 a 4 gramas por porção de 100 gramas de raiz fresca, de acordo com o Centro Internacional de Batata no Peru. É rico em potássio, fornecendo entre 185 e 295 miligramas por porção de 100 gramas Fiel à sua reputação, o yacon é pobre em calorias. Uma porção de 100 gramas de raízes frescas contém apenas 14 calorias.
Promove o Açúcar no Sangue Saudável
O Yacon tem uma influência positiva no açúcar no sangue, de acordo com um estudo com animais publicado na edição de maio de 2013 do revista, "Nutrição e Diabetes". Os pesquisadores adicionaram o yacon à dieta normal de ratos por cinco semanas. Comer yacon reduziu a quantidade de glicose produzida pelo fígado e diminuiu significativamente os níveis de glicose em jejum, de acordo com o estudo. Pesquisadores postulam que o yacon pode aumentar a sensibilidade à insulina, o que promove níveis de açúcar no sangue mais saudáveis. Os açúcares no yacon, chamados frutooligossacarídeos, têm um efeito positivo sobre os níveis lipídicos, de acordo com um estudo publicado em animais. na revista, "Interações químico-biológicas", em outubro de 2011. Pesquisadores suplementaram ratos diabéticos com farinha de yacon por 90 dias para observar os efeitos. O estudo descobriu que o yacon causou uma diminuição significativa nos triglicerídeos em jejum e na lipoproteína de baixa densidade, que é uma forma "ruim" de colesterol. Além disso, yacon protege ratos contra o pico típico de pós-refeição em triglicerídeos.
Promove o controle de peso
Os efeitos benéficos do yacon parecem se traduzir em humanos, de acordo com um estudo publicado na edição de abril de 2009 da revista. "Nutrição Clínica". Os pesquisadores estudaram o efeito do consumo diário de xarope de yacon em mulheres obesas que têm colesterol ligeiramente alto. O estudo constatou que o consumo de yacon diminuiu significativamente o peso corporal, a circunferência da cintura e o índice de massa corporal - o que é uma medida indireta da gordura corporal. O consumo de yacon também aumentou a sensação de plenitude e frequência de movimentos intestinais. Além disso, os pesquisadores observaram um efeito positivo sobre o colesterol LDL e a insulina em jejum, que é um hormônio regulador do açúcar no sangue.