casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Dieta sem Glúten e Níveis Relacionados de Açúcar no Sangue

Uma dieta sem glúten não só ajuda aqueles que sofrem de intolerância ao glúten, mas também pode ajudar na prevenção do diabetes e na perda de peso. Uma das maneiras que uma dieta sem glúten pode melhorar a saúde é através da estabilização dos níveis de açúcar no sangue. Ter açúcar no sangue estável significa menos desejos por alimentos ricos em carboidratos e açúcar, o que aumenta os níveis de insulina. Também pode se traduzir em comer menos comida, uma vez que sentir fome muitas vezes vem de experimentar baixa de açúcar no sangue. A história da intolerância ao glúten, ou celíaca, tornou-se comumente conhecido apenas ao longo dos últimos anos. A autora de "Gourmet sem glúten Cooks Comfort Foods", Bette Hagman, escreve que os problemas com o glúten podem ter suas raízes na revolução agrícola de 10.000 anos atrás, como os humanos comem principalmente carne, legumes e frutas antes desta época. Artaeus da Capadócia escreveu sobre os sintomas relacionados ao glúten em 250 AD, e Samual Gee, MD, escreveu um artigo em 1880 identificando o alimento como a causa provável dos sintomas digestivos.

Função

Uma dieta sem glúten pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Remoção de alimentos que tradicionalmente contêm glúten, como pão, bolos, biscoitos e cerveja também muitas vezes reduz o teor de açúcar da dieta. De acordo com o livro, "Viver sem glúten para Dummies" por Danna Korn, comer uma dieta sem glúten nutritiva significa que alimentos com baixo teor glicêmico são ingeridos, o que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue. Alimentos com alto índice glicêmico encontrados em muitos produtos à base de trigo estimulam os níveis de insulina a aumentar rapidamente e depois caírem, o que pode levar a doenças como diabetes.

Uma dieta sem glúten pode ajudar com vários distúrbios relacionados aos níveis de açúcar no sangue. Além de ajudar a prevenir diabetes e açúcar no sangue, de acordo com o livro "Sem glúten para uma vida saudável", de Kimberly A. Tessmer, doenças como fadiga crônica e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, ou TDAH, podem ser ajudadas uma dieta sem glúten. Tanto a fadiga crônica quanto o TDAH são algumas vezes associados aos níveis de açúcar no sangue. Esmalte dental, doença pancreática e distúrbios do fígado, da vesícula biliar ou do baço também podem se beneficiar de uma dieta isenta de glúten, em parte devido ao menor teor de açúcar dos alimentos sem glúten.

Time Frame

O tempo necessário para uma dieta sem glúten estabilizar os níveis de açúcar no sangue depende do indivíduo. Para aqueles que sofrem de intolerância celíaca ou glúten, o Dr. Paul F. Miskovitz, em seu livro, "O Guia do Doutor em Saúde Gastrointestinal", observa que as melhorias podem começar dentro de três dias após o início da dieta. Para alguns, pode demorar mais, de três a seis meses, para ver os níveis de açúcar no sangue estabilizado em testes.

Considerações

Se os sintomas indicam doença celíaca ou intolerância ao glúten, consulte o seu médico que pode querer para determinar o diagnóstico através de testes. Certifique-se de não consumir muitos alimentos à base de farinha sem glúten depois de comer uma dieta sem glúten, pois esses alimentos podem ser ricos em açúcar e grãos de arroz refinados. "Guia do idiota completo para comer sem glúten" observa que muitos alimentos sem glúten embalados não são enriquecidos com folato, vitaminas do complexo B e ferro como farinhas e pães à base de trigo normalmente são. Portanto, você pode precisar aumentar outros alimentos que contenham essas vitaminas, como lentilhas, espinafre e sementes de girassol.