O açúcar no sangue é uma medida da quantidade de glicose no sangue. Os níveis de açúcar no sangue podem atingir níveis altos e insalubres devido ao consumo de determinados alimentos, medicamentos, exercícios físicos ou como uma complicação dos distúrbios do açúcar no sangue, como o diabetes. De acordo com especialistas do Brooklyn Hospital Center, alimentos específicos são conhecidos por terem um efeito moderado sobre o açúcar no sangue. Embora o efeito de açúcar no sangue de uma refeição inteira seja mais importante do que o de um alimento em particular, os alimentos que não elevam os níveis de açúcar no sangue são escolhas valiosas e nutritivas para aqueles que trabalham para equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Os carboidratos de grãos integrais são densos em nutrientes, incluindo fibras alimentares, e estão associados a níveis saudáveis de açúcar no sangue. Estudos apresentados pela Oregon State University mostraram que aqueles que consomem uma média de três porções de carboidrato de grãos integrais por dia estão significativamente reduzidos ao risco de diabetes tipo 2 e resistência à insulina, outra condição relacionada à má administração de açúcar no sangue. Enquanto o pão branco, batatas brancas e alimentos açucarados aumentam o açúcar no sangue, os carboidratos integrais fazem o oposto, de acordo com o The Brooklyn Hospital Center. Substitua a farinha e os produtos açucarados mais enriquecidos por equivalentes de grãos integrais. Por exemplo, escolha pão integral em vez de pão branco, cereais integrais em vez de processados, cereais açucarados e mude de massas e arroz enriquecidos para variedades integrais. Ao fazê-lo, os seus níveis de açúcar no sangue podem ser mais manejáveis e a sua saúde geral também pode melhorar.
Produtos Lácteos com Baixo teor de Gorduras
Os produtos lácteos com baixo teor de gordura, como leite e iogurte, têm um efeito moderado. em níveis de açúcar no sangue, relatórios do Brooklyn Hospital Center. Eles também são ricos em nutrientes como cálcio e vitamina D e são uma valiosa fonte de proteína. Como uma dieta com baixo teor de gordura pode reduzir o risco de diabetes, a mudança de produtos com alto teor de gordura, como leite integral e queijos gordurosos para esses alimentos com baixo teor de gordura, pode ser benéfica para a saúde geral. Se você não tolera laticínios, o leite de soja e outros produtos lácteos sem lactose estão disponíveis na maioria dos supermercados e oferecem vantagens semelhantes. Os especialistas em diabetes do Programa de Extensão da Universidade de Idaho sugerem três porções de laticínios, o equivalente a 3 xícaras de leite desnatado ou iogurte, por dia, como parte de uma dieta saudável e balanceada.
Legumes
Feijão e outras leguminosas são pobres em gordura, ricos em fibras e úteis para aqueles que lutam contra o diabetes. Profissionais de saúde nos Hospitais e Clínicas da Universidade de Iowa sugerem o equilíbrio de proteínas e carboidratos nas refeições para promover níveis saudáveis de açúcar no sangue e recomenda pelo menos 8 gramas de proteína para cada 20 quilos de peso corporal que você carrega. Evite alimentos ricos em gordura saturada, como carne vermelha e frituras, que podem aumentar o risco de problemas cardíacos, diabetes e obesidade. Substitua alguns ou todos esses alimentos por opções mais magras, como feijões, para a maioria dos benefícios de bem-estar e açúcar no sangue.