Se você está assistindo a sua ingestão de carboidratos, pode ter ouvido falar do conceito de carboidratos líquidos. Embora este termo não tenha uma definição oficial e possa diferir dependendo de quem o usa, o conceito geral é que algumas formas de carboidratos devem ser ignoradas, uma vez que elas passam pelo corpo sem serem digeridas. Compreender o conceito de carboidratos líquidos e como isso afeta a perda de peso, controle de açúcar no sangue e saúde pode ajudá-lo a fazer escolhas sábias de carboidratos.
Carboidratos
Carboidratos incluem açúcares, amidos e fibras na dieta. Estes componentes são geralmente encontrados em grãos, frutas, legumes, feijões, ervilhas e laticínios. Carboidratos têm o maior impacto nos níveis de açúcar no sangue de todos os macronutrientes. Alimentos que são mais ricos em açúcares e amidos tendem a aumentar significativamente a glicose no sangue. Isso pode ter um efeito sobre o diabetes e sobre o controle de peso em indivíduos saudáveis, uma vez que o excesso de glicose no sangue fica armazenado no corpo como gordura. Fibra tende a manter o açúcar no sangue sob controle e pode diminuir a resposta de açúcar no sangue dos alimentos que o contêm. A fibra não é digerida pelo corpo, mas retarda a digestão de outros alimentos consumidos ao mesmo tempo.
Carboidratos líquidos
Os carboidratos líquidos não são um termo nutricional oficial e não são endossados pelo FDA ou qualquer outro corpo governante. Alguns programas de dieta comercial usam o termo carboidratos líquidos para se referir à quantidade total de carboidratos menos os gramas de fibra e, às vezes, menos álcoois de açúcar também. Álcoois de açúcar são outra forma de carboidrato que tem um impacto extremamente pequeno nos níveis de açúcar no sangue. Para os indivíduos que escolhem alimentos com base no impacto da glicose no sangue, o cálculo de carboidratos líquidos pode ser uma técnica útil.
Fibra
Consumindo fibra adequada ajuda a manter seu trato digestivo funcionando de forma eficiente. A maioria dos adultos deve receber entre 20 e 35 g de fibra todos os dias, mas a maioria das pessoas recebe apenas 10 a 15 g por dia, de acordo com o Medline Plus. Frutas e grãos integrais são especialmente ricos em fibras. Estar ciente da presença de fibras nos alimentos torna mais fácil descobrir qual será o provável impacto do açúcar no sangue. Um pedaço de fruta com 15g de carboidratos e 5g de fibra terá um impacto muito menor do que uma colher de 15g de açúcar de mesa, que não tem fibra.
Considerações
Enquanto subtrai o teor de fibra a partir do conteúdo total de carboidratos dos alimentos que você come pode ser útil, subtrair os álcoois de açúcar pode não ser tão útil. Álcoois de açúcar vêm em muitas formas diferentes e alguns têm mais impacto na glicose do que outros. Os álcoois de açúcar eritritol e manitol são os únicos sem impacto no açúcar do sangue, então subtraí-los da quantidade total de carboidratos pode ser útil.