Vários tipos de lipídios podem circular em sua corrente sanguínea, incluindo colesterol e triglicérides. Se você tem altos níveis de qualquer um deles você pode estar em risco de doença cardíaca, pressão alta e derrame. Se você teve exames de sangue e foi informado que tem um alto perfil lipídico, provavelmente foi aconselhado a fazer algumas mudanças na dieta. Reduzir o açúcar, a gordura saturada e a ingestão de álcool ajudarão a reduzir os níveis de lipídios, mas a adição de fibras à dieta também pode melhorar significativamente. Colesterol
O colesterol é um tipo de lipídio sangüíneo. É necessário para o crescimento saudável das células, mas em excesso, esta substância cerosa pode criar depósitos nas paredes dos vasos sanguíneos, diminuindo o fluxo sanguíneo. Uma redução do fluxo sanguíneo para o coração pode colocá-lo em risco de ataque cardíaco. Você também pode estar em risco de um derrame se o fluxo sangüíneo para o cérebro diminuir. Felizmente, as mudanças no estilo de vida sugeridas por seu médico podem reduzir e às vezes reverter alguns dos danos causados pelo colesterol alto. Em certos casos, o médico pode recomendar medicação para reduzir o risco de doenças graves.
Lipídios
Os lipídios são compostos de gorduras e proteínas. As lipoproteínas são um tipo de lipídio que seu médico analisa para determinar seu risco de doença grave. As lipoproteínas de baixa densidade, ou LDL, carregam e depositam colesterol em todo o corpo. É por isso que o LDL é conhecido como o "colesterol ruim". As lipoproteínas de alta densidade, ou HDL, coletam o excesso de colesterol e o devolvem ao fígado. É por isso que o HDL é conhecido como “colesterol bom”. As lipoproteínas de densidade muito baixa, ou VLDL, contêm um tipo de gordura conhecido como triglicérides. VLDL aumenta o tamanho do colesterol LDL, por isso, muitas vezes é usado como um indicador de risco de colesterol alto. Triglicerídeos
Triglicerídeos são outro tipo de lipídios que circulam no sangue. Altos níveis de triglicérides estão diretamente relacionados à doença cardíaca e dos vasos sanguíneos, de acordo com a Cleveland Clinic. Aumentar a ingestão de fibras ajudará a diminuir os níveis de triglicérides no sangue, de acordo com um relatório da Universidade de Maryland Medical Center.
Fibra
Fibra é uma parte indigesta de alimentos à base de plantas que tem duas funções. Fibra solúvel forma um gel no estômago que captura certas gorduras, incluindo o colesterol, antes de ser absorvido pelo seu corpo. Estudos mostraram que a fibra solúvel pode reduzir os níveis de LDL, melhorando seu perfil lipídico. Fibra insolúvel ajuda a reduzir a ingestão calórica, proporcionando granel e retardando a digestão. Como ambos os tipos de fibras alteram favoravelmente os padrões de digestão, isso está associado à diminuição do risco de doença cardíaca e cardiovascular e diabetes. Seus efeitos benéficos sobre a obesidade, um marcador de risco para o colesterol elevado, também tornam uma parte importante de um estilo de vida saudável.
Adicionando fibra à sua dieta
Adicionando mais frutas e legumes, grãos integrais, nozes e sementes a sua dieta aumentará sua ingestão de fibra alimentar. Comece sua manhã com farinha de aveia antiquada e maçãs em cubos e acrescente o feijão aos menus de almoço e jantar para aumentar a ingestão de fibras solúveis. "Journal of Nutrition" indica que a adição de 1/2 xícara de feijão por dia à dieta reduziu significativamente o colesterol durante o estudo de 12 semanas. Fibra insolúvel é encontrada em abundância em vegetais crucíferos, como brócolis e couve-flor, as peles da maioria das frutas e legumes e cereais integrais e nozes.