Você pode beber shakes feitos de proteína em pó para aumentar seus níveis de energia. Embora alguns planos de dieta permitam o consumo moderado de proteína de soro de leite, a dieta do tipo sanguíneo afirma que a ingestão de proteína de soro deve depender do seu tipo sanguíneo. Peter D'Adamo, um médico naturopata, desenvolveu a Dieta do Tipo Sanguíneo porque acredita que certos alimentos reagem negativamente com suas proteínas sangüíneas. A dieta do tipo sanguíneo é controversa, e a maioria dos profissionais médicos convencionais não acredita que seja um plano de dieta seguro ou saudável. Para determinar se a ingestão de proteína de soro é adequada para você, fale com o seu médico.
Características da dieta
Todas as pessoas têm um dos quatro tipos sanguíneos: Dieta do Tipo Sanguíneo A, B, AB ou O. D'Adamo classifica as pessoas por tipo de sangue e cria uma lista específica de alimentos que cada tipo deve comer. D'Adamo teoriza que as origens evolutivas de um determinado tipo sanguíneo determinam quais alimentos devem ser ingeridos. O tipo sanguíneo O era o tipo sanguíneo original na evolução humana, desenvolvido quando as primeiras pessoas levavam um estilo de vida caçador-coletor. Assim, a Dieta do Tipo Sanguíneo afirma que as pessoas modernas com sangue do tipo O deveriam ingerir proteínas animais e evitar laticínios ou grãos cultivados. Nenhuma evidência científica sugere que exista uma ligação evolutiva entre tipo sanguíneo e dieta.
Proteína Whey
Como os primeiros seres humanos com sangue tipo O não criaram animais, a Dieta do Tipo Sanguínico afirma que eles não devem comer produtos lácteos . Whey protein é uma mistura de proteínas que permanecem após o leite coagular. Os fabricantes de suplementos de proteína comumente usam whey protein em produtos. De acordo com a Dieta do Tipo Sanguíneo, os indivíduos do tipo O devem evitar todas as proteínas do soro porque podem reagir com as proteínas do sangue, causando problemas digestivos e de saúde.
Comer proteína do soro pode causar uma variedade de problemas para um indivíduo do tipo O, de acordo com o site da Dieta do Tipo Sangue de D'Adamo. Os defensores da teoria acreditam que as barras de proteína e shakes podem causar inflamação do trato digestivo, levando ao inchaço. A dieta também afirma que os indivíduos do tipo O que comem proteína de soro de leite podem apresentar um metabolismo alimentar mais lento, dificuldade em produzir insulina e níveis hormonais alterados. A longo prazo, o desequilíbrio hormonal pode causar distúrbios da tireoide, retenção de líquidos e outras condições médicas. No entanto, nenhuma pesquisa científica confirma essas teorias.
Considerações
Profissionais de saúde convencionais rejeitam as teorias de D'Adamo sobre a proteína do soro e o sangue do tipo O. De acordo com Juliette Kellow, nutricionista e escritora de "The Daily Mirror", nenhuma evidência científica apóia a Dieta do Tipo Sanguíneo. Restringir a sua ingestão para incluir uma lista específica de alimentos com base no seu sangue tipo O pode causar deficiências nutricionais e outros problemas de saúde. Discuta suas preocupações sobre a proteína do soro do leite e o sangue do tipo O com um médico para determinar se a ingestão de proteína do soro é segura para você.