casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Causas da Necrose no Diabetes

O diabetes mellitus é uma doença que resulta no acúmulo de açúcares de glicose no sistema vascular. Existem três tipos básicos de diabetes e são classificados como tipo I, tipo II e gestacional. A diabetes tipo I, que é tipicamente diagnosticada na adolescência, é uma doença que tem um defeito nas células pancreáticas especializadas que produzem insulina, uma proteína que regula o açúcar no sangue. Diabetes tipo II é classificado como uma doença resistente à insulina e é trazido mais tarde na vida, enquanto diabetes gestacional só ocorre durante a gravidez de uma mulher. Existem muitas complicações a longo prazo associadas ao diabetes, incluindo necrose e gangrena.

Doença Vascular

Uma das principais complicações associadas a todos os tipos de diabetes é o potencial desenvolvimento de doença vascular, também chamada de doença arterial periférica. ou PAD. De acordo com o MayoClinic.com, PAD descreve o estreitamento ou bloqueio das artérias nas extremidades, principalmente na parte inferior das pernas. PAD resulta em uma restrição na quantidade de fluxo sanguíneo normal necessária para suprir os membros com os nutrientes apropriados. Se essa condição não for tratada, as células do tecido começam a morrer por um processo chamado necrose. Durante a necrose, as células incham e se abrem, derramando seus componentes no tecido, causando inflamação. Se tecido suficiente morre por causa da necrose, a gangrena irá se desenvolver e levar à amputação.

Neuropatia Periférica

Devido à presença de doença vascular e redução do fluxo sangüíneo nas extremidades, os diabéticos também podem experimentar neuropatia periférica. Neuropatia refere-se a danos nos nervos nos membros causando uma perda de sensação ou sensação. O dano do nervo reduz a capacidade de sentir dor e também pode causar dano sensorial motor que pode dificultar os movimentos. A falta de sensação de dor torna as pessoas vulneráveis ​​a lesões e infecções que podem levar a condições que causam necrose ou gangrena.

Radicais Livres

Células que revestem as paredes dos vasos sanguíneos produzem um composto chamado óxido nítrico que é um importante regulador da expansão dos vasos sanguíneos. Na diabetes, os níveis de óxido nítrico são bastante reduzidos, contribuindo assim para o estreitamento dos vasos sanguíneos e necrose. Quando a glicose no sangue é alta, uma condição chamada hiperglicemia, os radicais livres de oxigênio são elevados. Esses radicais livres reagem com o óxido nítrico para causar sua degradação, segundo a revista "Circulation". Além disso, os diabéticos têm níveis muito mais altos de ácidos graxos livres, o que também contribui para a produção de radicais livres derivados do oxigênio. O estresse oxidativo dos radicais livres de oxigênio também pode induzir diretamente a necrose celular.