O diabetes tipo 2 não tratado pode levar a complicações graves, resultando em redução da qualidade de vida ou até mesmo a morte. O diabetes tipo 2 é uma doença grave normalmente desenvolvida durante a idade adulta, em oposição ao tipo 1. diabetes O diabetes tipo 2 afeta a absorção e o processamento do corpo de glicose ou açúcar. A insulina é um hormônio que o corpo produz para regular o metabolismo da glicose. Um indivíduo com diabetes tipo 2 é resistente aos efeitos da insulina ou não produz a quantidade de insulina necessária para regular os níveis de glicose no organismo.
Doenças Cardíacas
O diabetes tipo 2 é muitas vezes assintomático há anos antes de ser diagnosticada, geralmente devido a uma complicação. De acordo com a American Diabetes Association, cerca de 5,7 milhões de pessoas a cada ano vivem com diabetes não diagnosticada. (Ver Referências 1) Uma das complicações mais frequentes é a doença cardíaca. A glicose descontrolada danifica os vasos sanguíneos e nervos do corpo. Cerca de 75% das pessoas com diabetes morrem de doenças cardíacas. (Veja referências 2)
Insuficiência Renal
A maioria dos casos de insuficiência renal nos Estados Unidos é causada por diabetes. (Ver Referências 1) Normalmente, os rins filtram os resíduos do corpo. Ao longo do tempo, o açúcar elevado no sangue pode obstruir os minúsculos vasos sanguíneos nos rins ou causar problemas no trato urinário que também podem danificar os rins. A cada ano, cerca de 43% dos casos de nefropatia diabética, ou falhas renais, são causados por diabetes. (Veja Referências 2)
Amputação
Diabetes faz com que as feridas cicatrizam muito lentamente ou às vezes não. Danos nos nervos podem causar danos vasculares levando a má circulação nas extremidades, especialmente nos pés. Nos casos de diabetes tipo 2 descontrolado, um paciente pode desenvolver uma infecção em uma ferida não cicatrizada. A infecção pode se espalhar, causando ulceração e, às vezes, a amputação de um dedo, o pé inteiro ou a perna inteira.
Cetoacidose diabética
Na cetoacidose diabética, o corpo usa gordura em vez de açúcar como fonte de energia . Cetonas então se acumulam no corpo e na corrente sanguínea. Em doses elevadas, as cetonas podem ser venenosas. Embora grave, a cetoacidose diabética é uma condição rara. Geralmente é diagnosticada quando um paciente se apresenta com outra doença, como pneumonia ou uma infecção.
Retinopatia Diabética
A retinopatia diabética é uma doença ocular progressiva que pode levar à cegueira. É causada por vasos sanguíneos danificados na retina do olho. Os danos visuais podem ser imperceptíveis a princípio, com o tempo, a visão se deteriorará. Em pacientes com diabetes diagnosticado e controlado, as chances de cegueira são reduzidas em 95%. (Veja referências 3)
Disfunção erétil
Homens com diabetes tipo 2 não diagnosticada podem experimentar a disfunção erétil. Isso normalmente é causado por um vaso sangüíneo bloqueado ou dano do nervo devido ao alto nível de açúcar no sangue.