Diabetes é um distúrbio metabólico que afeta mais de 23 milhões de americanos ou quase 8% da população, de acordo com a National Diabetes Information Clearinghouse. Ela se desenvolve quando o corpo deixa de produzir insulina ou quando não consegue reagir normalmente à insulina que ainda está sendo produzida. A insulina move a glicose do sangue para as células onde é necessária. Em diabéticos, os níveis de açúcar ou glicose no sangue são muito altos, e as células são incapazes de obter a glicose de que precisam. Bardana é um remédio herbal que pode ajudar a manter seu nível de açúcar no sangue em uma faixa saudável, se você é diabético. Consulte o seu médico para discutir se a bardana é uma boa escolha para você.
Causas e Sintomas
O diabetes tipo 1 é causado por uma resposta imune anormal que destrói as células que produzem insulina, enquanto diabetes tipo 2 se desenvolve quando as células do corpo se tornam resistentes à insulina. Os sintomas de ambas as formas de diabetes incluem aumento da sede, fome constante, fadiga, visão fraca ou turva e lentidão para se curar de cortes ou feridas. Diabetes também provoca micção freqüente e recorrentes bexiga ou infecções vaginais devido à presença de açúcar na urina.
Bardana
Bardana, ou Arctium lappa, é uma planta selvagem encontrada em regiões temperadas em todo o mundo. Tem raízes profundas e espessas que têm sido usadas na medicina tradicional de ervas há milhares de anos. Os praticantes recomendam a bardana para limpar o sangue de compostos tóxicos e como diurético para lavar os rins. Também é usado como um auxílio digestivo e como um prebiótico para apoiar o crescimento de bactérias intestinais saudáveis. Bardana também é recomendada para baixar os níveis de açúcar no sangue. Ele contém vários compostos biologicamente ativos que podem ser responsáveis por suas propriedades medicinais.
Dois dos componentes ativos da bardana, chamados de arctina e arctigenina, podem afetar o metabolismo de carboidratos do seu corpo. Essas substâncias químicas naturais tendem a diminuir o nível de açúcar no sangue após uma refeição rica em carboidratos, induzindo a hipoglicemia e impedindo o aumento de açúcar no sangue rapidamente. Em um estudo clínico publicado em um periódico chinês em 2004, indivíduos diabéticos consumiam um extrato de bardana ou um placebo. Aqueles que tomaram a bardana experimentaram um menor nível de glicose no sangue após uma refeição do que aqueles que tomaram o placebo. Além disso, a bardana também reduziu o colesterol no sangue e melhorou a função renal nos sujeitos do estudo. Estes são resultados promissores, apesar de maiores ensaios clínicos de bardana ainda são necessários.
Recomendações e Precauções -
Bardana está disponível como um pó solto, seco ou como um suplemento em cápsulas. A dose habitual do suplemento é de 1 a 2 g, três vezes ao dia. Um chá também pode ser preparado a partir da raiz seca, mergulhando-o em água fervente por 10 minutos; o chá pode ser consumido várias vezes ao dia. Embora a bardana seja considerada segura, sem efeitos colaterais graves, você pode ter uma erupção cutânea se for alérgico a margaridas, crisântemos ou ambrósia. Não tome bardana se estiver grávida ou a amamentar, ou se tomar diuréticos ou medicamentos para diabetes. Discuta seu uso em detalhes com seu médico antes de adicioná-lo ao seu regime.