casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Aveia para Diabetes

A diabetes é um distúrbio metabólico em que o organismo é incapaz de usar adequadamente os açúcares consumidos ou a glicose. Isso ocorre quando o corpo se torna menos sensível à insulina ou é incapaz de produzir quantidades suficientes desse hormônio. Diabetes é uma doença crônica que pode levar a doenças cardíacas, derrame, danos nos nervos, cegueira e outras condições. A dieta é um fator importante no tratamento e controle do diabetes; alimentos ricos em fibras, como aveia, ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e reduzem as complicações diabéticas. O índice glicêmico mede a rapidez com que um alimento aumenta os níveis de açúcar no sangue e é um fator importante no controle do diabetes. DiabetesNet.com aconselha que alimentos como aveia têm um índice glicêmico mais baixo e ajudam a equilibrar os níveis de glicose para melhor controle do diabetes e prevenção de complicações relacionadas. A farinha de aveia tem esse efeito porque aumenta a viscosidade ou a espessura do conteúdo do estômago, retardando a digestão e prolongando a absorção de glicose na corrente sanguínea. Isso também dá ao corpo uma fonte de energia estável a longo prazo.

Farinha de aveia diminui o colesterol

Pessoas com diabetes também têm um risco aumentado de colesterol alto. Aveia contém beta-glucana, uma fibra solúvel que reduz o colesterol no sangue. Isso ocorre porque a fibra solúvel da aveia e outros alimentos ricos em fibras formam uma substância parecida com um gel no intestino delgado, ajudando a capturar o colesterol prejudicial dos alimentos e evitando que ele seja absorvido pelo organismo. No entanto, lípidos de alta densidade ou colesterol HDL, que é uma variedade saudável, não está preso.

Aveia e Saúde do Coração

Aveia também é um alimento saudável para o coração, o que é particularmente importante para os diabéticos que são mais propenso a doenças cardíacas do que aqueles sem diabetes. Além de suas propriedades redutoras de colesterol, a Associação Americana de Diabetes observa que a farinha de aveia também é uma boa fonte de potássio. Isso ajuda a reduzir a hipertensão ou a pressão arterial elevada e a manter a saúde dos vasos sanguíneos e cardíacos, prevenindo doenças cardiovasculares.

Farinha de aveia ajuda a reduzir a dosagem de insulina A nutrição é uma parte essencial do tratamento e controle do diabetes e pode ajudar a reduzir a necessidade de tratamento com medicamentos e insulina. De acordo com um estudo de 2008 publicado na revista "Clinical Endocrinology and Diabetes", pacientes diabéticos que mantiveram uma dieta para diabetes em um ambiente hospitalar foram capazes de controlar seus níveis de glicose no sangue em aproximadamente 158 mg /dl. A adição de farinha de aveia à sua dieta diminuiu ainda mais os níveis médios de glicose no sangue para aproximadamente 118 mg /dl. Os pesquisadores relataram que essa abordagem nutricional do diabetes resultou em uma redução de quase 40% na dose de insulina necessária para atingir esses níveis controlados de glicose no sangue. , , ] ]