Tipos de insulina
A insulina humana, um dos três hormônios produzidos no pâncreas, reduz o açúcar ou glicose no sangue. Os outros dois hormônios são o glucagon, que aumenta o açúcar no sangue, e a somatostatina, que bloqueia a liberação de glucagon e insulina. As insulinas preparadas comercialmente são classificadas como insulinas de ação rápida, de curta ação, de ação intermediária e de ação prolongada com base no início da ação, no nível máximo de ação e na duração da ação. A insulina pode ser padrão ou purificada e provém de carne bovina, suína ou humana.
Diabetes Mellitus
A diabetes é uma doença endócrina crônica caracterizada pela deficiência de produção de insulina e problemas com a síntese de proteínas, carboidratos e gorduras em todo o corpo. . Existem dois tipos de diabetes: diabetes tipo 1 ou diabetes insulino-dependente e diabetes tipo 2 ou diabetes não insulino-dependente. O tratamento para o Tipo 1 inclui a reposição de insulina, enquanto o Tipo 2 é administrado com dieta, exercícios e medicamentos, e a insulina pode ser necessária à medida que a doença progride. Monitoramento de açúcar no sangue é parte do regime diário de diabetes.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais consistentes com todos os tipos de insulina são hipoglicemia, ou baixa glicose e anafilaxia, uma reação alérgica. A insulina aumenta a capacidade das células para extrair mais potássio do fluido externo, diminuindo assim a quantidade de potássio na corrente sanguínea. Se a concentração de potássio no corpo já é baixa, a insulina pode desencadear uma deficiência grave chamada hipocalemia.
Hipercalemia
O excesso de potássio, chamado hipercalemia, é uma emergência médica que requer tratamento com medicamentos para manter o coração função enquanto as causas subjacentes são diagnosticadas e tratadas. Insulina intravenosa regular, uma insulina de ação rápida, é administrada para puxar o potássio da corrente sanguínea de volta para as células para baixar as concentrações. O gluconato de cálcio diminui o efeito do potássio no coração, enquanto os diuréticos aumentam a excreção de potássio na urina. Monitorar os níveis de glicose e potássio no sangue impede um rápido declínio em qualquer das concentrações.