casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Lantus Insulin &Weight Gain

Lantus, ou insulina glargina, é uma marca de insulina injetável prescrita para tratar diabetes tipo 1 e tipo 2. A insulina injetável é usada para substituir a insulina que você não produz mais ou para superar a resistência do seu corpo à sua própria insulina. Além de reduzir o seu nível de glicose no sangue, a insulina exerce uma variedade de efeitos metabólicos e altera a maneira como você processa a energia. Um dos efeitos colaterais mais comuns da insulina é o ganho de peso.

Glicose Sanguínea

Em indivíduos saudáveis, o pâncreas produz insulina em resposta ao aumento dos níveis de glicose no sangue. Seu pâncreas secreta insulina sempre que você consome uma refeição contendo carboidratos ou proteínas. A insulina estimula as células em seus músculos, fígado e tecido adiposo a absorver glicose, que é então convertida em glicogênio ou gordura e armazenada para uso futuro. Os diabéticos não produzem mais sua própria insulina ou, no caso dos diabéticos tipo 2, suas células são “resistentes à insulina” e não respondem prontamente aos sinais de insulina. A insulina injetável, como o Lantus, reduz os níveis de glicose no sangue em pacientes diabéticos.

Gasto energético

A insulina é um hormônio de "armazenamento". Ele desencadeia a conversão de glicose e ácidos graxos em glicogênio e gordura, que são depositados em seus tecidos para uso futuro. Além disso, a insulina inibe a oxidação de glicose e ácidos graxos e o metabolismo de proteínas e aminoácidos para energia. Assim, o efeito líquido da insulina é diminuir seu gasto energético diário. Segundo o Drugs.com, a terapia com insulina - incluindo Lantus - muitas vezes leva a um aumento na gordura corporal total como resultado do "uso mais eficiente de calorias".

Intensidade

A intensidade da terapia com insulina - o frequência de administração e dosagem total - influencia quanto peso você pode ganhar ao usar Lantus ou qualquer outra forma de insulina. Em geral, doses mais altas de insulina levam a um maior ganho de peso. Lantus é uma formulação de liberação prolongada projetada para dosagem única diária. Geralmente é combinado com uma formulação de liberação imediata que é injetada na hora das refeições. Uma análise conjunta de estudos controlados publicados em dezembro de 2010 em “Diabetes Technology and Therapeutics” indica que o ganho de peso associado ao Lantus é semelhante ao observado em pacientes que usam duas vezes ao dia formulação de liberação prolongada para o mesmo grau de controle glicêmico

Mudanças no estilo de vida

Até mesmo o mais rigoroso protocolo de tratamento com insulina provavelmente fornecerá mais insulina do que seu pâncreas normalmente produziria - as chamadas doses fisiológicas - se você não fosse diabético. E, uma vez que a maioria dos diabéticos tipo 2 é resistente à insulina, eles exigem doses mais elevadas do que fisiológicas para alcançar o controle de seus níveis de glicose no sangue. Restrição calórica razoável, perda de peso e exercício regular são os melhores meios para melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir a necessidade de insulina. Pergunte ao seu médico sobre mudanças no estilo de vida que podem reduzir sua dosagem de Lantus.