O diabetes tipo 1 ocorre quando o corpo é incapaz de produzir sua própria insulina. A insulina é o hormônio responsável pelo transporte de açúcar da corrente sangüínea para a célula em busca de energia. Sem insulina, os níveis de açúcar no sangue aumentam, levando a complicações sérias. Para controlar o açúcar no sangue, as pessoas com diabetes tipo 1 devem tomar injeções de insulina. Além de medicação, a dieta também desempenha um papel importante na gestão de açúcar no sangue.
Contagem de carboidratos
Alimentos que contenham carboidratos, incluindo todos os alimentos no grupo de leite, amido e frutas, aumentam os níveis de açúcar no sangue. A contagem de carboidratos ajuda você a calcular gramas de carboidrato em cada refeição e lanche para ajudá-lo a alcançar o açúcar no sangue normal. Rótulos de alimentos e tamanhos de serviço padrão ajudam você com seus cálculos. A quantidade de carboidratos a consumir em cada refeição é geralmente determinada pelo seu médico ou nutricionista. Como um diabético Tipo 1, você pode ter mais flexibilidade quando se trata de ingestão de carboidratos, porque você pode se dar uma certa quantidade de insulina para cobrir os gramas de carboidratos consumidos em cada refeição. Este tipo de regime, na verdade, permite o controle mais rigoroso de açúcar no sangue, de acordo com o Centro de Diabetes Joslin. A dieta de troca de diabetes foi concebida pela American Diabetes Association e pela American Dietetic Association. É um plano de refeições mais estruturado do que a dieta de contagem de carboidratos e pode ser mais adequado para o recém-diagnosticado diabético Tipo 1 aprendendo sobre os grupos de alimentos e tamanhos de porção. Na dieta de troca de diabetes, você pode comer um certo número de porções, ou trocas, de cada um dos grupos básicos de alimentos. Os alimentos dentro de cada grupo contêm aproximadamente a mesma quantidade de calorias e carboidratos por porção e podem ser trocados um pelo outro ao planejar suas refeições. Por exemplo, no jantar você pode trocar 1/2 xícara de ervilhas por 1/2 xícara de milho ou 1/3 xícara de arroz. Um médico ou nutricionista pode ajudá-lo a determinar suas necessidades calóricas e de troca.
A pirâmide alimentar de diabetes é um plano de alimentação saudável projetado para ensiná-lo sobre os grupos básicos de alimentos e controle de porções. É semelhante à antiga pirâmide alimentar do Departamento de Agricultura dos EUA, com algumas modificações baseadas nas necessidades nutricionais específicas do diabetes. A dieta incentiva você a comer mais alimentos da parte inferior da pirâmide, incluindo amidos, frutas e legumes, e menos alimentos do topo da pirâmide, gorduras e doces. Ao seguir a dieta da pirâmide alimentar da diabetes, você pode ingerir um certo número de porções de cada grupo a cada dia, com base nas suas necessidades energéticas. Você deve fazer escolhas saudáveis de cada grupo para ajudar no controle do açúcar no sangue. Por exemplo, amidos integrais são encorajados porque a fibra em grãos integrais retarda a digestão e a liberação de açúcar na corrente sanguínea.