casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

De que maneiras o diabetes insípido e o diabetes mellitus diferem?

O diabetes insípido e o diabetes mellitus são condições muito diferentes. A semelhança entre os dois, além da palavra "diabetes", é que ambos envolvem sede e micção. Além deste ponto, as condições diferem significativamente. A National Diabetes Information Clearinghouse define três tipos principais de diabetes mellitus e várias outras formas, todas agindo sobre os níveis de insulina que regulam o açúcar no sangue. Diabetes insipidus tem quatro tipos e nenhuma das formas se relaciona com a produção ou regulação de insulina. Além disso, as causas das condições, os hormônios afetados e o controle da condição, todos diferem entre diabetes insípido e mellitus.

Causa e semelhança

A diabetes insípida é incomum em comparação com o diabetes mellitus na população geral. A causa do diabetes insípido deriva de um hormônio antidiurético, que é produzido no hipotálamo e armazenado na glândula pituitária na base do cérebro. MayoClinic.com indica que o processo de excreção de líquido sinalizado pelo hormônio para os rins é interrompido devido a um defeito nos túbulos renais ou por causa de danos ao cérebro que afetam a liberação do hormônio antidiurético. A causa do diabetes mellitus é uma insuficiência em um hormônio diferente produzido no pâncreas - seja na produção do hormônio ou na capacidade do organismo de responder a ele. Diabetes mellitus também é conhecido como diabetes de açúcar porque a doença gira em torno da incapacidade do corpo para processar adequadamente a glicose, uma forma de açúcar que é a principal fonte de energia do corpo.

A vasopressina é um hormônio criado e secretado pelo cérebro para controlar o metabolismo da água. De acordo com o National Kidney e Urologic Diseases Information Clearinghouse, quando este hormônio é secretado para os rins, ele direciona os rins a concentrar a urina através de um processo de filtração. Na presença de diabetes insipidus, esse processo de comunicação a partir da produção e secreção de vasopressina é interrompido antes de atingir os rins.

O diabetes mellitus age sobre o hormônio insulina, produzido no pâncreas. A insulina controla o metabolismo dos carboidratos para gerenciar os níveis de açúcar no corpo. Em caso de diabetes mellitus, a produção de insulina pelo corpo ou seu uso do hormônio é insuficiente, levando a um acúmulo de açúcar na corrente sanguínea.

Sintomas e Manejo

Diabetes insípido e mellitus comumente compartilham os sintomas de micção repentina ou excessiva e sede excessiva. Diabetes insípido pode causar desidratação se o equilíbrio de fluidos não for mantido. No diabetes mellitus, também podem ocorrer alterações excessivas de apetite, fadiga e peso. A Fundação Diabetes Insipidus indica que o manejo dessa condição envolve equilibrar a ingestão de líquidos com a produção, usando um hormônio sintético para substituir a vasopressina ou o uso de um diurético específico. Os tratamentos para o controle do diabetes mellitus envolvem a correção dos níveis de insulina, seja por meio de medicamentos ou mudança de hábitos alimentares.

, , ] ]