Cetonas
As cetonas são produzidas pelo seu corpo quando você quebra as gorduras para usar como energia. As gorduras são normalmente a fonte de energia "reserva" do seu corpo, porque os carboidratos podem ser queimados para obter energia mais rapidamente. No entanto, quando você não tem carboidratos suficientes para suprir todas as necessidades de energia do seu corpo, seu corpo se voltará para outras fontes de energia, como as gorduras. Suas gorduras são decompostas em cetonas, que podem então ser usadas como fonte de energia para as células.
Cetoacidose diabética
Uma coisa que pode causar cetose é a cetoacidose diabética. A cetoacidose diabética ocorre como resultado do diabetes tipo I, que faz com que o pâncreas produza pouca ou nenhuma insulina. A cetoacidose diabética é causada por níveis extremamente baixos de insulina, o que impede que as células usem efetivamente a glicose no sangue. Como resultado, suas células irão quebrar gorduras de energia, resultando em cetose.
Cetose dietética
Cetose também pode ocorrer devido a uma dieta que é muito baixa em carboidratos. A redução extrema de carboidratos também força o metabolismo das gorduras em energia. Esta é a base por trás de muitas das dietas "low-carb", como a dieta de Atkins. Uma dieta especializada que é projetada para induzir a produção de cetona também pode ser usada para tratar alguns casos de epilepsia.
Acidose Um dos efeitos colaterais da produção de cetonas é a acidose. Quando as cetonas são produzidas, o corpo também produz níveis extras de substâncias ácidas. Isso pode diminuir o pH do sangue, que é uma medida do equilíbrio de ácidos e bases. O equilíbrio de ácidos e bases no sangue é cuidadosamente regulado, e a acidose pode causar mau funcionamento dos tecidos. A acidose também pode fazer com que você respire mais rapidamente, pois a respiração rápida reduz o nível de dióxido de carbono no sangue, o que também reduz a quantidade de ácido carbônico no sangue. , , ] ]