casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Efeitos do diabetes tipo 2

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) relatam que o diabetes tipo 2 é responsável por 90 a 95 por cento de todos os casos de diabetes. Diabetes tipo 2 é um resultado da resistência à insulina. A insulina é uma proteína natural do corpo que ajuda a glicose, que as células usam para a energia, transferida da corrente sanguínea para as células. A resistência à insulina significa que as células não respondem normalmente à insulina, resultando em níveis elevados de glicose no sangue. Diabetes tipo 2 tem múltiplos efeitos variados no corpo.

Vasos sanguíneos e danos no coração

A American Diabetes Association, ou ADA, relata que 2 em cada três pessoas com diabetes tem pressão alta. Com o tempo, o excesso de açúcar no sangue pode causar danos a muitas partes do corpo, incluindo o coração e os vasos sanguíneos. Ter hipertensão arterial e diabetes aumenta duplamente o risco de ataque cardíaco e derrame, que, segundo a National Diabetes Clearinghouse, são as principais causas de morte de pessoas com diabetes.

Os danos nos rins

Os rins contêm milhões de vasos sanguíneos minúsculos que filtram resíduos do sangue. Diabetes pode danificar este sistema de filtragem. Se os rins se tornam muito danificados, uma pessoa pode ter que passar por diálise para filtrar o sangue, ou então ter um transplante de rim.

Portuguese home question Diabetes tipo 2 pode ter efeitos prejudiciais para os olhos. De acordo com a ADA, a maioria das pessoas com diabetes será afetada pela retinopatia, que é um dano ao tecido sensível à luz na parte de trás do olho. Glaucoma e catarata também ocorrem mais freqüentemente em pessoas com diabetes. O glaucoma é uma pressão alta dentro do olho, que pode causar danos à retina e ao nervo óptico. As cataratas resultam em manchas obstrutivas turvas na lente do olho. Todos os três desses distúrbios oculares podem, eventualmente, causar cegueira se não forem tratados. Doenças do pé

O diabetes tipo 2 também pode causar danos nos nervos e má circulação sanguínea, especialmente nos pés. O resultado do dano nervoso inclui dor e /ou dormência. Dormência pode fazer com que uma pessoa machuque o pé e não perceba. A má circulação sanguínea pode levar a feridas de cicatrização lenta e infecções graves, que podem levar à amputação.