Se você tem diabetes, você provavelmente sabe que é melhor evitar bebidas açucaradas como refrigerante normal, chá doce e ponche de frutas. Uma porção de 12 onças de refrigerante regular contém cerca de 150 calorias e 40 gramas de açúcar. Bebidas dietéticas podem ser uma escolha melhor, sem açúcar e com poucas calorias. Mas talvez você esteja relutante, tendo visto reportagens avisando sobre possíveis perigos de bebidas dietéticas. A partir de 2016, no entanto, a Associação Americana de Diabetes inclui bebidas dietéticas como uma opção de bebida para pessoas com diabetes.
Diferença Entre Bebidas Regulares e Dieta
Se você tem diabetes, às vezes pode ser difícil lidar com um dente doce como bebidas açucaradas aumentará seu açúcar no sangue. Uma porção de 12 onças de refrigerante regular pode conter até 10 colheres de chá de açúcar. A melhor maneira de satisfazer o seu desejo doce pode ser um refrigerante dietético. Enquanto algumas pessoas preferem o sabor das bebidas dietéticas, outras apenas apreciam o refrigerante e querem evitar o açúcar e as calorias de uma bebida açucarada. Em vez de açúcar, o refrigerante diet contém um ou mais adoçantes artificiais, como sucralose, acessulfame de potássio e aspartame. Esses adoçantes são usados no lugar do açúcar, e as bebidas feitas com esses adoçantes não contêm carboidratos, portanto não aumentam o açúcar no sangue.
Bebidas Dietéticas, Insulina e Glicose no Sangue
A possível influência dos adoçantes artificiais sobre o açúcar níveis de açúcar no sangue e insulina são controversos, e pelo menos alguns estudos de pesquisa produziram resultados conflitantes. Por exemplo, um artigo de "Obesidade" de fevereiro de 2016 detalhou os resultados de um estudo de perda de peso de 12 meses envolvendo 303 pessoas sem diabetes que estavam acima do peso ou obesas. Todos os participantes receberam o mesmo aconselhamento de perda de peso, mas foram divididos aleatoriamente em grupos, bebendo 24 onças de água ou uma bebida artificialmente adoçada diariamente. Os pesquisadores descobriram que os adoçantes artificiais não alteram os níveis de açúcar no sangue, e as pessoas que consomem as bebidas adoçadas artificialmente perderam mais peso.
No entanto, um artigo de pesquisa de abril de 2015 na revista "Gut Microbes" forneceu evidências de que os adoçantes artificiais alterar o metabolismo do açúcar no sangue e levar a níveis elevados de açúcar no sangue em camundongos, possivelmente alterando a composição das bactérias naturais nos intestinos. Embora sejam necessárias pesquisas adicionais, um artigo de revisão de "Archives of Public Health" de outubro de 2015 avalia os resultados da pesquisa até o momento que a maioria dos estudos mostra que os adoçantes artificiais não têm efeito significativo sobre os níveis de açúcar ou insulina em pessoas com ou sem diabetes.
Bebidas Dietéticas e Possíveis Riscos de Diabetes Tipo 2
Uma possível associação entre bebidas dietéticas e o risco de desenvolver diabetes tipo 2 (DM2) é outro tópico controverso, com alguns resultados conflitantes do estudo. Os autores de um "British Medical Journal" de julho de 2015 reuniram e analisaram os resultados de estudos examinando possíveis associações entre desenvolvimento de DM2 e consumo de bebidas açucaradas, bebidas adoçadas artificialmente e suco de frutas. O consumo de bebidas açucaradas causou o maior nível de aumento do risco de DM2. Mas o consumo artificialmente adoçado de bebidas e sucos de frutas também foi associado a algum risco aumentado. Os autores observaram que a associação entre bebidas adoçadas artificialmente e suco de frutas e o aumento do risco de DM2 pode ter sido causada por outros fatores além do consumo das bebidas.
No entanto, um artigo de revisão de "Archives of Public Health" de outubro de 2015 relataram resultados mistos de estudos individuais. Quatro estudos não encontraram aumento do risco de DM2 associado ao consumo de bebidas adoçadas artificialmente, mas 3 relataram encontrar uma associação. Pesquisas adicionais e bem planejadas são necessárias para esclarecer essa questão importante.
Próximos passos
Se as bebidas dietéticas são potencialmente úteis, prejudiciais ou nem para as pessoas com diabetes, ainda é uma questão muito debatida, e a pesquisa está em andamento. Contudo, os edulcorantes artificiais utilizados em bebidas dietéticas são geralmente reconhecidos como seguros pela Food and Drug Administration dos E.U.A. Em julho de 2012, uma declaração científica conjunta da American Heart Association e da American Diabetes Association observou que, quando usados com prudência, os adoçantes artificiais podem ser úteis na redução do consumo de açúcar e calorias, promovendo a perda de peso ou controle de peso. Estes efeitos podem ser potencialmente ajudar na gestão de DM2.
Se você tiver preocupações sobre o consumo de bebidas dietéticas, converse com seu médico ou nutricionista. Café ou chá sem açúcar e água - talvez aromatizado com um toque de limão ou suco de limão - são outras alternativas possíveis.