casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Sinais e Sintomas do Diabetes Tipo 2

O diabetes tipo 2 geralmente é assintomático no momento do diagnóstico. A diabetes tipo 2 é o tipo mais comum de diabetes e é causada por níveis elevados de glicose no sangue, diminuição da produção de insulina e /ou resistência à insulina. A maioria dos diabéticos tipo 2 não tem sinais da doença, mas é descoberta em resultados laboratoriais de rotina. Por exemplo, um indivíduo teria um resultado elevado de glicose, e isso levaria a uma avaliação mais aprofundada para determinar se o diabetes tipo 2 estava presente.

Sintomas clássicos do diabetes tipo 2

Embora a maioria dos indivíduos seja assintomática no diagnóstico , há alguns sintomas clássicos a serem observados, e a atenção médica deve ser procurada se algum destes sintomas estiver ocorrendo:

1) A micção aumentada (poliúria) ocorre quando os níveis de glicose no sangue na urina são maiores que 180 mg /dL, que é o limiar de glicose do rim. Esse excesso de açúcar na urina (uma condição conhecida como glicosúria) pode ser avaliado por meio de exame de urina.

2) O aumento da glicose na urina causa aumento da micção através da diurese osmótica. A diurese osmótica é um aumento na quantidade de urina devido à presença de certas substâncias no componente filtrante do rim. Quando uma substância, como a glicose, não pode ser reabsorvida no rim, uma quantidade maior de fluido é puxada para o rim, levando a um aumento da micção.

3) O aumento da micção pode levar a um estado chamado hipovolemia, que é um volume baixo de fluido no interior do corpo, também conhecido como desidratação.

4) Quando uma pessoa está desidratada, ela aumentou a sede. Se um indivíduo tenta repor sua perda de líquidos com a ingestão de líquidos que têm uma alta concentração de açúcar (como refrigerantes), a situação é dramaticamente agravada, aumentando ainda mais a micção e a perda de líquidos.

5) Noctúria , ou aumento da micção à noite, também pode estar presente.

6) Visão turva pode ocorrer devido à elevada concentração de glicose no sangue.

7) Ocasionalmente, a perda de peso ocorrerá em alguns indivíduos, especialmente se eles não podem produzir muita insulina. Quando o corpo não tem insulina suficiente para levar a glicose às células para energia, ela começará a quebrar a gordura e a proteína. Isso causa perda rápida de peso, mas é tipicamente temporário. Ganho de peso ocorrerá após o diabetes ser tratado adequadamente.