casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Causas, Fatores de Risco e Prevenção do Diabetes Tipo 1

Sabemos que o diabetes tipo 1 não é contagioso como um resfriado. Três fatores parecem ser importantes para determinar por que uma pessoa desenvolve diabetes tipo 1:

Genética (herança)

Embora 90% das pessoas que desenvolvem diabetes tipo 1 não tenham parentes próximos com a doença, ainda há "a strong genetic component.", 3, [[A maioria das pessoas com diabetes tipo 1 herda um gene HLA DR3 ou DR4 de cada pai, o que os torna em alto risco de desenvolver diabetes. Uma pessoa com um parente próximo com diabetes tem cerca de 10% (uma em cada 10) chances de desenvolver diabetes (comparado a uma chance de 1% na população em geral). Quando um gêmeo idêntico desenvolve diabetes tipo 1, o segundo gêmeo tem 66% de chance de também desenvolver a doença.

Auto-alergia (autoimunidade)

A segunda causa que parece ser importante no diabetes tipo 1 é auto-alergia (ou autoimunidade). Normalmente, nosso sistema imunológico protege nossos corpos contra doenças. No caso de diabetes tipo 1 e outras doenças auto-imunes, como lúpus, artrite e esclerose múltipla, o sistema imunológico se volta contra uma parte do corpo. O sistema imunológico trata a parte do corpo como um alérgeno e a danifica. A reação alérgica (auto-imune) no diabetes tipo 1 é contra as células das ilhotas do pâncreas, que produzem insulina. Os autoanticorpos de ilhotas (ICA) podem estar presentes no sangue por muitos anos antes que a insulina seja necessária.

Como a predisposição genética para autoimunidade está presente em pessoas com diabetes tipo 1, outras condições autoimunes estão mais presentes . De 3 a 5 por cento das pessoas desenvolvem doença celíaca, uma reação alérgica ao glúten de proteína. O glúten é encontrado no trigo, centeio e cevada e deve ser excluído da dieta. Aproximadamente 10% das pessoas com diabetes tipo 1 desenvolvem eventualmente autoimunidade tireoidiana que requer tratamento. Distúrbios adrenais autoimunes são raros, mas também ocorrem.

Fatores ambientais

Esse fator ambiental é mais provavelmente um vírus, mas também pode ser algo nos alimentos que comemos ou algo que ainda não conhecemos. Esse fator pode ser a ponte entre a suscetibilidade genética (herdada) e a reação alérgica.

A incidência de novos casos de diabetes tipo 1 está aumentando em todo o mundo em 3 a 5% ao ano (dobrando em 10 anos). Não se sabe por que isso está acontecendo, mas pode ser secundário a um agente causador no ambiente ou à perda de agentes de proteção.

Um relatório científico recente descobriu que ingerir grandes quantidades de açúcar não leva a maior probabilidade de auto-alergia. No entanto, uma vez que a auto-alergia (anticorpos positivos para células ilhotas) estava presente, comer maiores quantidades de açúcar levou a um início mais rápido do diabetes.

Prevenção

A prevenção do diabetes tipo 1 está sendo estudada em um grande programa chamado Diabetes Tipo 1 /TrialNet (diabetestrialnet.org). Parentes saudáveis de pessoas com diabetes tipo 1 são rastreados para os anticorpos das células das ilhotas no sangue. Se os anticorpos estiverem presentes, os indivíduos podem ser elegíveis para entrar em um estudo de prevenção. Cinco medicamentos foram encontrados que atrasam o início do diabetes, mas nenhum que o impede completamente. Se você estiver interessado em participar do estudo gratuito, ligue para 1-800-425-8361 para obter mais informações. , , ] ]