A causa da diabetes tipo 2 é dupla: genética e fatores ambientais. Indivíduos que têm parentes de primeiro grau com diabetes tipo 2 têm um risco cinco a 10 vezes maior de desenvolvê-la por conta própria. Pessoas de certas etnias, como hispânicas, africanas e asiáticas, são mais propensas a desenvolver diabetes tipo 2.
Fatores ambientais, incluindo sua dieta e nível de atividade, também são causas de diabetes tipo 2. Uma dieta rica em gorduras saturadas é um fator de risco para diabetes tipo 2, porque tem demonstrado aumentar a resistência à insulina. Gorduras saturadas são derivadas de fontes animais (carne) e produtos lácteos (leite, manteiga e queijo). De acordo com um estudo, como a quantidade de fumantes aumentou, a taxa de diabetes aumentou. Estilo de vida contribui para a maioria das causas de diabetes tipo 2, portanto, fazer as alterações apropriadas irá diminuir drasticamente a probabilidade de desenvolver.
Fatores de risco para diabetes tipo 2
Os fatores de risco para diabetes tipo 2 incluem:
1) Os pais têm diabetes tipo 2
2) Obesidade abdominal
3) História do diabetes gestacional (diabetes durante a gravidez) ou se você deu à luz um bebê com peso superior a 9 libras
4) Determinados grupos étnicos, incluindo negros, latinos, índios americanos, nativos do Alasca, asiáticos e das ilhas do Pacífico
5) A1c anterior maior ou igual a 5,7, indicando glicemia de jejum prejudicada ou pré-diabetes
6) Falta de exercício ou inatividade física
7) História da síndrome dos ovários policísticos ou SOPQ
8) Baixa lipoproteína de alta densidade (menos de 35 mg /dL) e /ou triglicerídeos baixos (menos de 250 mg /dL)
9) Acantose nigricans, uma erupção escura e aveludada ao redor do pescoço ou nas axilas - Prevenção do diabetes tipo 2
Mesmo tho Como o diabetes tipo 2 tem um forte componente genético, a dieta e o estilo de vida de um indivíduo são mais propensos a influenciar se o diabetes tipo 2 se manifestará ou não. O Programa de Prevenção do Diabetes demonstrou que uma dieta saudável quando combinada com exercícios consistentes reduz o risco de diabetes tipo 2.
Em estudos, dieta combinada e exercícios mostraram uma redução de 58% no risco de diabetes tipo 2 - ainda maior em indivíduos 60 anos ou mais, com uma redução de risco de 71%, enquanto a terapia medicamentosa (como a metformina) teve uma redução de 31%.
Além disso, asiáticos e africanos que seguem suas dietas tradicionais (baixa em produtos animais e alta carboidratos complexos e fibras) e que são fisicamente ativos têm uma menor incidência de diabetes do que os americanos que seguem uma dieta americana padrão e são sedentários. Os vegetarianos também têm uma menor incidência de diabetes.
As razões para esses achados incluem:
1) A gordura saturada está associada à glicemia de jejum prejudicada, resistência à insulina e diabetes tipo 2.
2) Níveis elevados de fibra na dieta diminuem os níveis de glicose no sangue após as refeições.
3) Dietas ricas em fibras contêm micronutrientes que ajudam na tolerância à glicose, como o magnésio. Alimentos ricos em magnésio incluem vegetais de folhas verdes escuras, nozes, sementes, feijões, grãos integrais, abacates, bananas e frutas secas. O valor diário diário recomendado para magnésio é de 400 mg.
4) Uma dieta rica em ferro heme, encontrada na carne, está associada ao aumento do risco de diabetes tipo 2.