casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Causas de alterações na frequência cardíaca

De acordo com MayoClinic.com, uma freqüência cardíaca normal é entre 60 e 100 batimentos por minuto. Não é incomum que um atleta tenha uma frequência cardíaca em repouso entre 40 e 60 batimentos por minuto. Uma frequência cardíaca baixa em repouso pode ser indicativa de um sistema cardiovascular saudável ou pode sinalizar o advento de doenças cardíacas. Quando a freqüência cardíaca é superior a 100, pode ser indicativo de atividade extenuante ou doença.

Atividade Física

A fim de manter a oxigenação adequada dos músculos quando se trabalha fora, o coração tem que bater mais rápido. À medida que a intensidade do exercício aumenta, a frequência respiratória aumenta para trazer mais oxigênio para o sistema e o coração bate mais rápido para transportar esse oxigênio. MayoClinic.com recomenda que as pessoas não excedam um treino de intensidade moderada que mantém a freqüência cardíaca entre 75 e 80% de sua taxa máxima, o que contribui para uma boa saúde cardíaca.

Doença e Febre

A doença sistêmica pode Febre aumenta o metabolismo do corpo enquanto tenta combater a doença. O aumento do metabolismo requer aumento da oxigenação e nutrientes, exigindo que o coração bata mais rápido. A febre também causa perda de líquidos através da transpiração, que é a maneira natural do corpo de eliminar o excesso de calor. O coração bombeia mais rápido quando o corpo está desidratado. Beber muitos líquidos não-alcoólicos e usar paracetamol para reduzir a febre pode ajudar a diminuir a freqüência cardíaca.

Outros fatores

MayoClinic.com afirma que outros fatores influenciam a frequência cardíaca. O tamanho do corpo tem um efeito direto na frequência cardíaca. Quanto mais peso o corpo tiver para carregar, mais o coração terá que trabalhar para oxigenar o sistema. Emoções e estresse podem influenciar a freqüência cardíaca. Situações estressantes ativam o sistema de luta ou fuga no cérebro, e isso aumenta a frequência cardíaca. Um estado de espírito pacífico e meditativo pode diminuir a frequência cardíaca. Temperatura do ar, medicamentos e posição do corpo também podem influenciar a freqüência cardíaca.