Toda vez que você se exercita, você está usando os grandes grupos musculares em seu corpo superior e inferior para correr, nadar, andar de bicicleta ou subir escadas. Esses músculos exigem oxigênio aumentado para produzir energia celular, e seu coração é o órgão que fornece esse oxigênio através do sangue. Quanto mais desafiador o exercício, mais oxigênio os músculos precisam e mais rápido o coração tem que trabalhar.
Influências fisiológicas
As principais razões para a resposta da frequência cardíaca ao exercício são fisiológicas, ou seja, são funções normais dos seus sistemas de órgãos. Aumento da atividade nos nervos de seus músculos em funcionamento provoca um aumento na atividade do sistema nervoso simpático.
O sistema nervoso simpático induz o que é conhecido como o estresse, ou luta ou fuga, resposta, que inclui um aumento do coração taxa, bem como aumento da pressão arterial, temperatura corporal e desaceleração da digestão, entre outras alterações. Quanto mais você se exercita, maior a sua atividade nervosa simpática e, portanto, maior a sua freqüência cardíaca.
Além de um aumento na atividade nervosa simpática, o exercício faz com que seu corpo libere hormônios do estresse. Os principais hormônios do estresse são epinefrina e norepinefrina, que também contribuem para a resposta da freqüência cardíaca durante o exercício.
Influências ambientais
Certas condições ambientais podem afetar a resposta da freqüência cardíaca ao exercício. Por exemplo, o exercício quando está muito quente ou frio normalmente aumenta a resposta da frequência cardíaca ao exercício. Quando está quente, o coração tem que bombear o sangue para a superfície da pele para o resfriamento, além de fornecer oxigênio para os músculos. O frio extremo induz um aumento da frequência cardíaca porque o sistema circulatório deve trabalhar mais para mantê-lo aquecido e seus vasos sanguíneos se contraem. Vasos sanguíneos restritos significam que o sangue flui menos livremente e o coração precisa bombear mais rápido como resultado, a fim de obter sangue cheio de oxigênio suficiente através dessas artérias estreitas.
A altitude elevada causa um aumento na sua freqüência cardíaca porque há menos oxigênio no ar; Assim, seu coração deve trabalhar mais para fornecer oxigênio suficiente para os músculos.
Modo de exercício
O tipo de exercício que você pratica afetará sua resposta da freqüência cardíaca. Exercício que usa a parte superior do corpo, como esqui cross-country, geralmente causa uma maior resposta da freqüência cardíaca em comparação com o exercício na parte inferior do corpo.
Essa resposta maior é porque seus braços contêm vasos sanguíneos menores e quando estão contraídos durante o exercício, seu coração tem que trabalhar mais para fornecer oxigênio suficiente para os músculos que eles fornecem.
A posição do seu corpo também afeta sua resposta da frequência cardíaca. Exercícios feitos em posição horizontal, como nadar, resultam em uma menor resposta da frequência cardíaca, porque o coração não precisa trabalhar contra a gravidade para liberar sangue para a parte superior do corpo e para o cérebro.
Efeitos a longo prazo