casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Variabilidade da freqüência cardíaca no exercício do intervalo R-R

Um eletrocardiograma, ou ECG, mostra a forma familiar do pulso cardíaco, e o segmento que vai do pico do batimento cardíaco ao pico do próximo batimento cardíaco é o intervalo R-R. Um intervalo R-R diminuído significa um aumento na frequência cardíaca - eles têm uma relação direta inversa. Como o exercício aumenta a frequência cardíaca, isso causa alterações no intervalo R-R. Essa mudança é chamada de variabilidade da frequência cardíaca, ou VFC. HRV muda ao longo de sua vida útil e com que tipo de forma você está por causa de mudanças no seu sistema nervoso com a idade e condicionamento físico.

QRST é um batimento cardíaco

Os traçados EKG que vemos mostram um ciclo de batimento cardíaco dividido em seções que mostram o enchimento do átrio, a abertura da válvula cardíaca, o fluxo de sangue para os ventrículos, as válvulas se fechando e os ventrículos se contraem para espremer sangue para o resto do corpo. Este ciclo de batimento cardíaco é bastante estável, de modo a obter mais sangue para o corpo durante o exercício, mais sangue tem que ser bombeado para fora, o que significa que o tempo entre os batimentos cardíacos irá acelerar. Este é o intervalo R-R. Exercitadores treinados mostrarão uma resposta mais rápida à carga de exercício.

Exercício Variabilidade da Frequência Cardíaca

Mesmo os praticantes treinados terão diferenças no intervalo R-R dependendo de sua idade e condição física. Crianças e adolescentes têm frequência cardíaca elevada e um sistema nervoso responsivo, então eles mostram uma diminuição no intervalo R-R quase imediatamente ao se exercitar. É o que comumente chamamos de "tempo para se aquecer". Os adultos mais velhos demoram muito mais tempo a aquecer devido à diminuição da eficiência do sistema nervoso.

O Nervo Vago Controla os Intervalos RR

O nervo vago faz parte do sistema nervoso autónomo e é o sistema de sinalização Como o resto do corpo sente a necessidade de mais oxigênio nos tecidos devido à demanda de exercício, o nervo vago é responsável por transmitir essa informação ao coração. Qualquer pessoa com um sistema nervoso bom e tonificado de condicionamento físico terá um nervo vago forte e saudável também.

Idade e doença afetam a VFC no intervalo RR

Adultos mais velhos têm resposta do sistema nervoso diminuída e mostrarão menos VFC rápida com o início e a duração de uma sessão de exercício. Qualquer pessoa com distúrbios do sistema nervoso também terá menos VFC em resposta ao exercício. Isso inclui diabéticos, fumantes, portadores da doença de Parkinson e qualquer um com marca-passo, já que o marca-passo está tomando o lugar do nervo vago.