De acordo com a Polar, um dos principais fabricantes de tecnologia de monitoramento de frequência cardíaca, os monitores de frequência cardíaca mostram detalhadamente o efeito do exercício em seu corpo medindo sua frequência cardíaca. A frequência cardíaca é expressa como o número de batimentos por minuto. Os monitores de freqüência cardíaca medem e fornecem dados para você em várias categorias para ajudá-lo a atingir suas metas de treino.
Componentes básicos do monitor de freqüência cardíaca
Um monitor de freqüência cardíaca básico consiste no transmissor e no receptor. O transmissor geralmente é uma pulseira impermeável que é usada na parte inferior do peito. A Polarusa.com afirma que a maioria dos modelos normalmente dura cerca de duas mil horas de uso com a bateria original. Os modelos mais recentes de hoje também usam tecnologia que impede a conversa cruzada de outros usuários e dispositivos elétricos para fornecer uma leitura precisa. O receptor é normalmente usado como um relógio de pulso e armazena todos os seus dados.
Funções dos monitores de frequência cardíaca
Um monitor de frequência cardíaca típico consiste em várias funções úteis. A função de frequência cardíaca média permite-lhe saber a frequência cardíaca média total desde o momento em que liga o receptor até desligar o receptor. As funções alta e baixa informam o ritmo cardíaco mais alto registrado durante a sessão de treinamento e também a menor freqüência cardíaca registrada. Ao inserir dados sobre você, um monitor de frequência cardíaca também pode medir o total de calorias queimadas durante o treino. Os monitores de frequência cardíaca mais recentes incorporam a velocidade do seu ciclo estacionário e usam a tecnologia GPS para lhe dizer a velocidade e a distância percorrida quando correr ou andar de bicicleta, bem como a sua frequência cardíaca. De acordo com a Garmin.com, os modelos mais modernos de hoje também oferecem a capacidade de armazenar, analisar e compartilhar suas informações baixando todos os dados do usuário em um computador.
Benefícios de um monitor de freqüência cardíaca
Segundo o "Marathonguide.com", existem inúmeros benefícios ao usar um monitor de freqüência cardíaca. Dois dos mais importantes são a precisão e facilidade de usar e medir sua freqüência cardíaca durante o exercício. Não há mais a necessidade de parar o seu treino para tentar encontrar o seu pulso. O monitor de freqüência cardíaca é capaz de operação mãos-livres e, portanto, é mais preciso.
Considerações ao comprar um monitor
Se você está considerando a compra de um monitor de freqüência cardíaca, você tem algumas coisas a considerar. Quantas funções você gostaria que seu monitor de freqüência cardíaca possuísse? O tamanho do seu transmissor e receptor é de algum interesse para você? O monitor de frequência cardíaca será muito fácil de usar ou você terá que ler todo o manual do usuário para operá-lo? Uma das considerações mais importantes, é claro, é o seu orçamento. O quanto você está disposto a investir no seu monitor de frequência cardíaca terá um papel importante na resposta a essas outras perguntas. Em 2013, os preços variam de US $ 31 a US $ 199 ou mais.
"Polarusa.com" afirma que a primeira idéia para um monitor de freqüência cardíaca portátil surgiu em 1975 em um curso de esqui cross country. Foi inventado como um auxílio de treinamento para a equipe nacional finlandesa de esqui cross country. Em 1979, perto de Oulu, na Finlândia, a empresa Polar registrou sua primeira patente para o monitor de freqüência cardíaca sem fio. O ano de 1982 produziu o primeiro monitor de freqüência cardíaca sem fio e mudou para sempre a forma como indivíduos e atletas treinavam.