Os exercícios cardíacos queimam um número significativo de calorias e melhoram sua aptidão cardiovascular. O efeito no seu coração varia com a intensidade do exercício. Durante o exercício, seu coração responde à demanda do seu corpo por mais oxigênio. Quanto maior a demanda, maior será a sua frequência cardíaca. Fatores externos, como condições ambientais, também desempenham um papel. Tomando seu pulso irá ajudá-lo a medir sua freqüência cardíaca ea intensidade do seu exercício.
Zonas de Fitness
Exercícios podem ser classificados por seu efeito sobre sua freqüência cardíaca, com base na taxa máxima do seu coração. Sua freqüência cardíaca máxima é de 220 menos sua idade. Exercício leve é calculado como 50 a 70 por cento deste valor. Exercício moderado aumentará sua frequência cardíaca para 70 a 80%. O exercício mais intenso desafiará seu corpo com frequências cardíacas de 80 a 90% da freqüência cardíaca máxima.
Fatores que afetam a frequência cardíaca
Sua frequência cardíaca é elevada pelo exercício mais vigoroso. Exercícios vigorosos envolvem grandes grupos musculares. A demanda por oxigênio dispara, fazendo com que seu coração bata mais rápido para acompanhar as necessidades do seu corpo. Você pode descobrir que outros fatores podem afetar sua frequência cardíaca durante o exercício, como o uso de estimulantes como a cafeína. Condições climáticas, como alta umidade, também afetarão a frequência cardíaca. Nessas situações, seu corpo não está recebendo tanto oxigênio a cada respiração. Sua freqüência respiratória aumentará, assim como sua frequência cardíaca.
Adaptando-se à atividade
Se você se exercita regularmente, verá que seu corpo se adapta à sua atividade e se torna mais eficiente com o tempo. Essas adaptações afetam o coração e a frequência cardíaca. Seu coração é como qualquer outro músculo que você treina - atividade intensa aumentará seu tamanho e força. À medida que se torna mais forte, ele vai bater com mais força para entregar sangue aos tecidos do corpo. Durante o exercício, a frequência cardíaca e a pressão sanguínea aumentam. O quanto aumenta é uma questão de intensidade do exercício.
Medindo a intensidade do exercício
Você pode medir a intensidade do exercício e, portanto, seu impacto na freqüência cardíaca, observando a queima de calorias. De acordo com o American Council on Exercise, uma pessoa de 160 libras irá queimar cerca de 145 calorias por hora enquanto caminha a uma velocidade de 2 mph. O mesmo indivíduo, patinando vigorosamente, queima 871 calorias por hora. A diferença está na atividade muscular. Enquanto andar de patins, você usa seu corpo superior e inferior. Seus abdominais estão constantemente trabalhando para mantê-lo equilibrado. Sua freqüência cardíaca sobe para fornecer oxigênio. Atividades semelhantes incluem ciclismo, corrida e pular corda. Se o seu objetivo é elevar o seu ritmo cardíaco para níveis de desempenho, estes exercícios fornecerão o treino mais intenso.