Manter o controle da frequência cardíaca e da intensidade do exercício pode ser benéfico para manter o regime de exercícios no bom caminho ao atingir as metas de condicionamento físico. Os monitores de frequência cardíaca podem ser um monitor de encaixe pessoal ou um dispositivo de fixação que emula uma máquina de eletrocardiograma. Normalmente, os monitores de frequência cardíaca detectam o pulso ou os impulsos elétricos do seu coração e, em seguida, exibem digitalmente a frequência cardíaca. Certas variáveis podem afetar a precisão dos monitores de freqüência cardíaca.
Calibração
As leituras do seu monitor cardíaco serão imprecisas, ou saltarão para cima e para baixo de maneira irregular, se a calibração do dispositivo não estiver definida corretamente . Definindo manualmente a zona alvo da frequência cardíaca, os valores da frequência cardíaca inicial, a altura do corpo, o peso corporal e a idade e - se o monitor contiver várias partes - a sincronização antes de iniciar o exercício é essencial para leituras precisas. Os sensores do monitor reagirão erroneamente se seus valores estiverem fora de uma calibração adequada.
Interferência elétrica
Equipamentos elétricos gerando interferência de rádio ou magnética podem afetar a precisão de muitos monitores sem fio de cinta torácica, segundo o Dr. Vivian Heyward, o autor de "Advanced Fitness Assessment e Exercise Prescription". Estes equipamentos incluem até equipamentos de exercício, como outros monitores de freqüência cardíaca, esteiras, aparelhos de remo, elípticos e escaladores de escadas. Outro tipo de equipamento elétrico que pode interferir em seus monitores de frequência cardíaca é a iluminação fluorescente, relata o American College of Sports Medicine. Há uma chance de você ter leituras erráticas e espontâneas no seu monitor, se estiver sob uma luz fluorescente.
Condutividade Elétrica
Alguns monitores registram impulsos elétricos de seu coração. Muitos desses monitores são do tipo que você amarra no peito. A condutividade elétrica para esses monitores às vezes exige que você umedeça o próprio monitor. Muita ou pouca água pode causar leituras errôneas, pois pode deixar de secar a pele onde você aplicou o monitor. Da mesma forma, suar profusamente pode causar leituras esporádicas ao usar um monitor elétrico devido à condutividade do sal em seu suor, de acordo com o Dr. Heyward. Além disso, a fiação de metal, como a dos sutiãs, pode causar erros de leitura nos monitores cardíacos de impulsos elétricos se estiver muito perto da localização do monitor.
Colocação inadequada
Suas leituras esporádicas também podem ser atribuídas ao monitor sendo colocado em seu corpo indevidamente. Muitos monitores de freqüência cardíaca se conectam às pontas dos dedos, lóbulos das orelhas, pulsos e braços. Se você não tiver o monitor alinhado corretamente ou - em monitores que são específicos do local do corpo - aplicados ao local para o qual ele foi projetado para ter um desempenho melhor, suas leituras podem saltar. Muitos desses leitores usam sensores infravermelhos, afirma o Colégio Americano de Medicina Esportiva, que pode ser interrompido se a roupa estiver no caminho ou o monitor estiver bem apertado à pele.
Condição e Sensibilidade do Produto
Às vezes, isso se resume à criação do produto, se o seu leitor estiver agindo esporadicamente. Alguns monitores podem ser extremamente sensíveis a qualquer alteração no calor, umidade da pele, alteração da frequência cardíaca e movimento durante o exercício. Estes tendem a ser os monitores mais baratos, e você pode perder qualidade ao negociar a acessibilidade. A condição do monitor também é integral. Ter um dispositivo mais antigo com uma bateria gasta ou sensores batidos também afetará a precisão do monitor.