A respiração profunda é simples de executar e algo que você pode fazer em quase qualquer situação sem que seja perceptível para qualquer outra pessoa. Seu objetivo é respirar completamente e profundamente do seu abdômen. O Centro Médico da Universidade de Maryland aconselha a colocar uma das mãos no seu estômago e uma no seu peito enquanto estiver sentado. Respire o máximo que puder em direção a sua barriga, de modo que ela empurra sua mão, mas seu peito não sobe muito. Expire lentamente e repita até o ritmo cardíaco diminuir.
Relaxamento progressivo
MayoClinic.com e o Centro Médico da Universidade de Maryland sugerem o relaxamento progressivo como uma técnica de relaxamento para diminuir a frequência cardíaca. No relaxamento progressivo, você tensa e relaxa seus grupos musculares, um de cada vez. Comece com os dedos dos pés e suba pelas pernas, torso e braços e termine com a cabeça e o pescoço. Mantenha a tensão por pelo menos cinco segundos antes de relaxar por 30 segundos e passar para sua próxima parte do corpo.
Treinamento Autogênico -
No treinamento autógeno, você usa imagens mentais e consciência de seu corpo para se mover para um menos estado estressado, explica MayoClinic.com. Você deve tentar mudar seu foco para imagens e palavras calmantes enquanto reconhece a tensão física em seu corpo e trabalha para deixar essas áreas tensas se soltarem e relaxarem. A Universidade de Maryland descreve o processo como um primeiro cenário pacífico para acalmar sua mente. Então, você começa a se concentrar nas sensações físicas em várias partes do corpo, como membros pesados ou respirações profundas no peito.