Um acidente vascular cerebral é uma perda de fluxo sanguíneo para uma determinada parte do cérebro. O dano resultante depende da localização e extensão do traço. Um derrame para o lado esquerdo do cérebro afetará áreas cognitivas, motoras e sensoriais. Linguagem, pensamento, comportamento e movimento físico podem ser prejudicados. Acidente vascular cerebral é a terceira causa mais comum de morte e é a principal causa de incapacidade entre os adultos.
Habilidade de linguagem prejudicada
Para a maioria das pessoas, o principal centro de idioma está localizado no lado esquerdo do cérebro. A American Stroke Association explica que um derrame nessa área pode causar incapacidade temporária ou permanente de linguagem prejudicada. Não só a capacidade de fala de uma pessoa pode ser afetada, mas também a capacidade de ler e escrever. Afasia, incapacidade de usar ou compreender linguagem, agrafia, dificuldade em escrever palavras e alexia, dificuldade de leitura, são todos possíveis efeitos de um derrame do lado esquerdo.
Intelectual prejudicado
Donna D. Ignatavicius , MS RN, e M. Linda Workman, Ph.D., autores de "Enfermagem Médico-Cirúrgica: Pensamento Crítico para o Cuidado Colaborativo", explicam que os centros de pensamento analítico e raciocínio intelectual estão localizados no hemisfério esquerdo do cérebro. Pacientes que sofrem um derrame do lado esquerdo podem apresentar déficits de memória, pois dificultam a realização de tarefas simples da vida diária, como concluir transações em dinheiro, planos de viagem ou pagar contas.
Se um acidente vascular cerebral no lado esquerdo afetar um centro motor, a pessoa terá déficits do lado direito porque os tratos motores se cruzam no cérebro.Ele pode experimentar hemiplegia, que é paralisia em um lado do corpo, neste caso. caso o sid direito e ou hemiparesia, que é a fraqueza de um lado. Outras deficiências motoras podem ser hipotonia, perda de tônus muscular. O oposto também pode ocorrer na forma de hipertonia, ou movimentos musculares espásticos.
Mudanças de Comportamento
Uma pessoa que sofreu um derrame do lado esquerdo tende a ser lenta e cautelosa. Situações estressantes podem facilmente causar ansiedade, frustração e raiva. A depressão pode se tornar um sério problema para vítimas de acidente vascular cerebral do lado esquerdo.
Comprometimento sensorial
Várias deficiências sensoriais podem resultar de um derrame do lado esquerdo. O campo visual pode ser afetado, com déficits ocorrendo no campo visual direito. Um paciente pode apresentar ptose ou queda da pálpebra direita. Ela também pode ter hemianopsia, cegueira em metade do campo visual, se o derrame afetar o fluxo sangüíneo para a retina.
Os pacientes podem não conseguir identificar ou usar os objetos normalmente. Essa condição é chamada de agnosia. Tentar realizar uma tarefa intencional, como pegar um telefone, pode se tornar difícil ou impossível. A realização de atividades diárias normais é bastante prejudicada devido a esses déficits sensoriais.