casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O que mostra em uma tomografia computadorizada?

Diagnóstico por imagem na área médica tem muitas ferramentas, e uma delas é a tomografia computadorizada. As letras CT significam tomografia computadorizada. As tomografias computadorizadas funcionam de maneira semelhante às radiografias, do tipo que produz imagens de cavidades nos dentes. Tomografias mostram imagens do interior do corpo. Eles podem produzir imagens transversais do cérebro, por exemplo. A tomografia computadorizada algumas vezes é feita depois que um corante é introduzido na corrente sanguínea.

Problemas cardíacos

De acordo com o National Heart Lung e Blood Institute, a tomografia computadorizada pode revelar problemas cardíacos durante uma tomografia cardíaca. digitalizar. Essas tomografias podem revelar problemas nas artérias coronárias, como bloqueios e seções que se estreitaram. A tomografia computadorizada cardíaca também pode revelar problemas na aorta, como aneurismas, que são seções enfraquecidas que se projetam para fora. Outro problema de aorta que uma tomografia computadorizada cardíaca pode revelar são dissecções, que ocorrem quando camadas da aorta se desprendem, causando enfraquecimento. Uma tomografia computadorizada cardíaca também pode revelar uma embolia pulmonar, que é um bloqueio em uma artéria nos pulmões. Esse tipo de tomografia computadorizada também pode revelar doença pericárdica, que ocorre quando um saco se forma ao redor do coração.

Usos comuns

Segundo a Sociedade Radiológica da América do Norte, as tomografias são comumente usadas para diagnosticar muitos tipos de câncer, incluindo câncer de fígado, pulmão e pâncreas. A tomografia computadorizada também é comumente usada no diagnóstico e tratamento de problemas na coluna vertebral. Outros problemas nos ossos das mãos e dos pés são diagnosticados com tomografia computadorizada porque podem produzir bons quadros de ossos pequenos, bem como do tecido circundante, incluindo vasos sangüíneos e músculos. Outros usos de tomografia computadorizada podem ser usado para identificar lesões em órgãos internos que resultam de trauma. Eles podem auxiliar na orientação de biópsias e procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos. Eles também podem ser usados ​​no planejamento de transplantes de órgãos e nas avaliações dos transplantes. A tomografia computadorizada pode ser usada no planejamento de tratamentos de radiação e nas avaliações dos tratamentos. No caso da osteoporose, eles podem ajudar na medição da densidade óssea.