Quando um laboratório mede seus níveis de leptina, vários fatores influenciam na forma como seu médico interpretará os resultados. Por exemplo, a sua idade, sexo e peso todos os fatores em que um intervalo de nível de leptina normal é para você. Além disso, a leptina tem estado apenas no cenário da pesquisa desde 1994. À medida que a investigação científica continua, as faixas de referência para o que é normal, alto ou baixo nesses estratos podem mudar. Além disso, embora você possa pensar que ter altos resultados de leptina é uma coisa boa, para muitos, é exatamente o oposto.
Leptina
A leptina vem de uma palavra grega que significa magra. Conhecido como o hormônio da "satisfação", ele age principalmente como um regulador dos estoques totais de energia do seu corpo. Ou seja, é o ator principal quando você sente que já comeu o suficiente porque a leptina se ligou a receptores na região do cérebro responsáveis pelo apetite e pela fome. No entanto, a leptina também detecta mudanças na quantidade de energia que você armazenou e também pode aumentar a quantidade de calorias que seu corpo queima para manter seu peso dentro de uma pequena faixa de libras. A maior parte da leptina em seu corpo vem de suas células adiposas, que liberam o hormônio enquanto você dorme. No entanto, uma pequena quantidade de leptina é liberada do tecido do estômago e existem receptores de leptina no seu intestino também.
Resultados da leptina
A leptina é medido através de um exame de sangue especial. Numerosas investigações de pesquisa realizadas desde a descoberta da leptina em 1994 forneceram um grupo de faixas de referência para resultados normais, altos e baixos de leptina. A advertência mais importante é o seu nível de gordura corporal. A leptina vem principalmente de células de gordura e quanto mais gordura nas células, mais leptina é liberada. Além disso, as faixas de referência para crianças dependem muito do nível de maturidade sexual, e os níveis são expressos pelo estágio "Tanner", que vai desde a pré-pubescência até o desenvolvimento da genitália até a idade adulta.>
As meninas nos estágios 1 e 2 de Tanner registraram variação de leptina de 0,22 a 145 mcg /L. Essa faixa abrange meninas pré-púberes com um índice de massa corporal, ou IMC, de 11 a 37, o que corresponde a significativamente abaixo do peso para obesos. No meio, 50% das meninas com valores normais de IMC entre 19 e 25 anos têm níveis de leptina entre 4,87 e 21,8 mcg /L. Os meninos nesses estágios têm um alcance total de 0,08 a 144 mcg /L. O meio 50 por cento vai de 2,5 a 12,7 mcg /L. Para os estágios 3 e 4 de Tanner, o alcance total das meninas é de 0,32 a 148 mcg /L, e a média varia entre 14,79 e 19,7 mcg /L. A faixa total dos meninos é de 0,06 a 134 mcg /L, e a média varia entre 0,92 e 3,18 mcg /L.
Faixas de referência para adultos
No estágio 5, a leptina total de mulheres jovens varia de 0,50 a 137 , com o meio varia entre 4,48 e 11 mcg /l. Para homens jovens, um intervalo total de 0,03 a 50,3 foi registrado com as faixas intermediárias entre 0,51 e 1,22 mcg /L. Mulheres adultas com idades entre 20 e 80 anos têm intervalos de leptina entre 0,46 e 149 mcg /L. O intervalo médio para os IMC entre 19 e 25 é de 4,94 e 11,9 mcg /L. Para os homens, o total varia entre 0,03 e 136 mcg /L, com média de 50% entre 0,85 e 3,18 mcg /L.
Sensibilidade ao Tempo e Outros Fatores
Além do nível de gordura corporal, a sua leptina os resultados são altamente sensíveis ao tempo que você faz o teste. A leptina segue um padrão circadiano, com pico de expressão por volta das 2 da manhã. No entanto, de acordo com a Mediagnost, um dos principais fabricantes de kits de teste de leptina, uma única medição pela manhã ou no início da tarde fornece uma leitura "informativa". Como pode ser colhido a partir de intervalos de referência, o gênero também desempenha um grande papel no que é considerado um resultado alto de leptina. Os níveis de leptina das mulheres são geralmente mais altos do que os dos homens, e para crianças a idade também desempenha um papel.
Leptina Resistência
O fato de pessoas obesas terem mais leptina do que pessoas que são magras sugere que a obesidade causa resistência à leptina. Isso significa que o hormônio não pode alcançar os receptores em seu cérebro para diminuir o apetite e melhorar a queima de calorias, ou há um problema em como o cérebro responde à leptina. Além disso, à medida que envelhece, você terá menos receptores de leptina, o que pode torná-lo propenso a ganhar peso.