Sintomas motores
A área motora, que controla todos os músculos do corpo, está localizada em a porção posterior do córtex frontal. Representação do corpo está em ordem; em outras palavras, os nervos que controlam o rosto estão próximos daqueles que controlam o pescoço e assim por diante. De acordo com os Princípios de Neurologia de Adam e Victor, a oclusão completa, ou bloqueio, da artéria cerebral média leva à paralisia de todo o lado oposto do rosto e do corpo. A oclusão parcial pode afetar apenas algumas áreas, levando, por exemplo, à paralisia de um braço ou à paralisia do braço e da perna, poupando o rosto. A paralisia pode melhorar com o tempo e o paciente pode recuperar algumas das funções perdidas devido ao derrame.
Sintomas sensoriais
A entrada sensorial do corpo viaja para uma faixa localizada na porção anterior do corpo. o lobo temporal, em paralelo com a faixa do motor que está localizado na frente dele. Golpes na artéria cerebral média podem levar à perda de todas as sensações no outro lado do corpo, ou à perda de sensibilidade apenas em algumas áreas, como o rosto, pescoço e braço.> Os sinais visuais dos olhos passam pelo lobo temporal a caminho da parte do córtex responsável pela visão. Derrames da artéria cerebral média podem causar perda de metade do campo visual em ambos os olhos, no lado oposto ao derrame. O defeito pode ser parcial - por exemplo, o paciente pode perder a visão em um quarto do campo visual. Outro sintoma visual é a dificuldade de olhar, isto é, de mover os olhos juntos para a direção que o paciente quer olhar.
O hemisfério esquerdo é dominante na maioria das pessoas, contendo os centros de controle para língua. Um acidente vascular cerebral que afeta o hemisfério esquerdo pode causar vários sintomas diferentes. Alguns pacientes têm interrupção da fala. Outros podem falar fluentemente, mas seu discurso não tem sentido. Tanto a compreensão quanto a produção da linguagem podem ser afetadas. Esses déficits podem ser extremamente incapacitantes, mas podem melhorar com o tempo.