casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Os efeitos de um derrame no hemisfério direito

Os dois principais tipos de acidente vascular cerebral são isquêmicos, que é causado por uma interrupção no fluxo sangüíneo cerebral, e hemorrágico, que é causado pelo vazamento de sangue no cérebro. A maneira como um derrame afeta alguém depende, em grande parte, de onde no cérebro o derrame ocorre. As áreas de controle motor do cérebro afetam o lado oposto do corpo, de modo que os efeitos do derrame no hemisfério direito afetarão o lado esquerdo do corpo.

Fraqueza do Lado Esquerdo

Uma pessoa que tem o direito o derrame do hemisfério freqüentemente terá fraqueza no lado esquerdo. O nível de fraqueza depende da gravidade do acidente vascular cerebral. Pode variar desde fraqueza muscular menor ou hemiparesia esquerda até paralisia completa ou hemiplegia esquerda. Hemiparesia e hemiplegia afetam não apenas os braços e pernas, mas também os músculos do tronco e da face. Além da dificuldade de mover o braço e a perna esquerdos, o lado esquerdo do rosto pode parecer caído.

Sensação prejudicada

Além do movimento, um derrame no hemisfério direito pode afetar a forma como a pessoa se sente à esquerda lado. O Medline Plus informa que formigamento ou dormência são comuns após um derrame. Alguns pacientes com AVC têm problemas com a propriocepção, o que significa que podem não saber onde o braço esquerdo está sem olhar para ele.

Fala arrastada

Porque a fraqueza também pode afetar os músculos do lado esquerdo na boca e na língua, algumas pessoas podem apresentar fala arrastada após um derrame no hemisfério direito. O Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame relata que a fala arrastada, também chamada de disartria, também é causada pela diminuição da coordenação desses músculos motores orais.

Problemas visuais

Após um derrame no hemisfério direito, algumas pessoas enfrentam problemas com sua percepção visual. Eles podem perder a capacidade de ver as coisas do lado esquerdo, o que é chamado de corte de campo visual, de acordo com a National Stroke Association. Essas pessoas muitas vezes esbarram nas coisas à esquerda ou deixam a metade esquerda do prato intocada, simplesmente porque o cérebro delas não a vê. Algumas pessoas também têm dificuldade em dizer a que distância um objeto está ou distinguindo entre o topo e o fundo e à esquerda e à direita.

Mudanças no Comportamento

Após um derrame no hemisfério direito, algumas mudanças comportamentais podem ser notadas. O NINDS relata que a depressão é comum após um acidente vascular cerebral, juntamente com outras alterações emocionais. Alguns pacientes experimentam um efeito liso, o que significa que a face e o tom da voz não mostram mudanças na emoção, se estão contando uma piada ou discutindo algo triste. As vítimas de derrame também podem se tornar mais impulsivas e agir sem pensar nas consequências. De acordo com o NINDS, muitas pessoas desconhecem seus déficits após um derrame no hemisfério direito, o que significa que podem exigir monitoramento para comportamentos potencialmente inseguros.

Problemas de memória

Segundo a National Stroke Association, a curto prazo a memória é freqüentemente afetada por um derrame no hemisfério direito. Uma pessoa pode ter dificuldade em recordar eventos de um dia para o outro, embora suas memórias de experiências passadas antes do derrame estejam frequentemente intactas. Por causa disso, pode ser difícil ensinar às vítimas de um AVC do hemisfério direito como compensar seus novos desafios.