casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O que significa um nível elevado de sangue no nível de potássio?

O potássio é essencial para muitos processos vitais no corpo. O potássio está envolvido no bom funcionamento das células nervosas e musculares, na digestão, no metabolismo e na manutenção do equilíbrio dos processos elétricos e químicos no corpo. O potássio é especialmente importante na função cardíaca. Os níveis normais de potássio sérico variam entre 3,6 e 4,8 mEq /L. Um alto nível de potássio no sangue é muitas vezes indicativo de uma disfunção renal subjacente.

Causas

O potássio elevado no sangue, ou hipercalemia, muitas vezes indica que o corpo está produzindo muito potássio ou que os rins não podem mais remover o excesso de potássio corretamente. A hipercalemia pode indicar insuficiência renal, infecção, obstrução ou até rejeição de transplante. O hormônio aldosterona regula como os rins removem o excesso de sódio e potássio. A falta de aldosterona pode levar a uma elevação do potássio no sangue, de acordo com o National Institutes of Health. A qualquer momento, o potássio se libera das células e pode elevar os níveis de potássio. Uma condição conhecida como acidose moverá o potássio de dentro das células para o fluido externo. Lesões teciduais, como queimaduras, lesões traumáticas, condições hemolíticas em que as células do sangue estouram e colapso muscular podem levar à acidose e aumento de potássio sérico.

Sintomas

Uma ligeira elevação no potássio sérico muitas vezes não causa sintomas . No entanto, quando o potássio aumenta, causa distúrbios nas funções elétricas do corpo, interferindo na capacidade do coração de bater adequadamente. A Universidade de Maryland Medical Center explica que, à medida que aumenta o potássio, as pessoas tendem a notar dores musculares e cãibras, fadiga, fraqueza, dificuldade para respirar, batimentos cardíacos irregulares, náuseas e pulsos fracos ou ausentes. Potássio sérico elevado pode levar a complicações que ameaçam a vida, incluindo paralisia, parada cardíaca e morte.

Testar

O teste para níveis elevados de potássio sérico envolve um exame de sangue simples realizado em um laboratório, consultório médico ou hospital. Comumente, a equipe médica irá executar um painel de todos os eletrólitos, bem como testar a função renal e hepática. O potássio sérico elevado não significa necessariamente que os rins estejam funcionando mal ou que exista um processo de doença subjacente no trabalho. Em alguns casos, um nível elevado de potássio no sangue pode aparecer falsamente elevado. Os médicos geralmente retestarão se houver suspeita de um erro.

Considerações

Existem muitas razões pelas quais o potássio de uma pessoa pode parecer elevado. Lab Tests Online explica que apertar e relaxar o punho repetidamente durante a coleta da amostra pode causar uma falsa elevação. Testes inadequados do sangue pelo laboratório também podem levar a uma falsa elevação, assim como permitir que a amostra fique em temperatura ambiente por muito tempo antes do teste. Choro ou respiração rápida e superficial também pode levar a uma elevação falsa.

Tratamentos

Se os médicos confirmarem um diagnóstico de hipercalemia, o tratamento envolverá não apenas tratar a doença subjacente, mas também equilibrar os níveis de potássio. Cloreto de cálcio ou gluconato ajudará a minimizar os efeitos do excesso de potássio no coração. A insulina, o bicarbonato de sódio e os beta-agonistas ajudarão a promover o deslocamento de potássio do sangue para as células, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Os diuréticos podem ajudar a promover a excreção do excesso de cálcio dos rins.

, , ] ]