Baixos níveis de potássio, também chamados de hipocalemia, podem afetar pessoas de todas as idades. Às vezes a condição é o resultado de uma condição temporária - por exemplo, se você transpirar muito durante esportes ou exercícios intensos e não substituir a água perdida. Para algumas pessoas, a hipocalemia é uma condição crônica relacionada a uma doença ou transtorno alimentar. Os sintomas variam de leve a grave, e níveis extremamente baixos de potássio podem ser fatais.
Eletrólitos
O potássio é um mineral que seu corpo usa como eletrólito, o que significa que ele carrega uma carga elétrica. O potássio e outros eletrólitos - incluindo sódio, fosfato, cálcio e cloro - estão presentes em seu sangue e outros fluidos corporais. Seus rins excretam esses minerais do corpo para manter o equilíbrio correto. Os eletrólitos afetam sua química sanguínea e o funcionamento de seus nervos e músculos, incluindo seu coração. Mudanças no nível de água em seu corpo podem tornar os níveis de eletrólitos individuais muito altos ou muito baixos.
Níveis de potássio
Um nível normal de potássio está entre 3,5 e 5,0 mili-equivalentes por litro - ou mEq /L - de sangue, de acordo com o Centro Médico Milton S. Hershey da Pennsylvania State University. Se o seu potássio está abaixo de 3,5 mEq /L, você tem uma condição conhecida como hipocalemia, o que significa que o seu potássio caiu para um nível que é de preocupação médica. Um nível de potássio menor que 2,5 mEq /L pode ser fatal, avisa a Clínica Mayo. Extremamente baixo potássio pode levar a parada cardíaca ou paralisia dos pulmões.
Sintomas
Baixos níveis de potássio podem afetar os músculos e causar cãibras, dores nas pernas, fraqueza muscular e fadiga. Por causa da relação entre os eletrólitos e o nível de água do seu corpo, você também pode sentir sede intensa, micção freqüente ou constipação. Se os seus níveis de potássio são extremamente baixos, você pode desenvolver paralisia, batimento cardíaco irregular, dificuldade para respirar e /ou confusão. Se os seus níveis de potássio estiverem ligeiramente abaixo dos valores normais, você poderá não apresentar sintomas identificáveis, mas com o tempo, seu corpo produzirá menos insulina e seus níveis de glicose no sangue aumentarão.
Causas
Deficiência de potássio pode ser causado por qualquer coisa que afete os níveis de água do seu corpo. Por exemplo, se você tem um vírus e tem vômitos e diarréia, seus níveis de potássio podem cair. Alguns medicamentos, especialmente diuréticos e laxantes, podem atrapalhar seu equilíbrio eletrolítico. Certas doenças - incluindo síndrome de Cushing, doença de Padgett, síndrome de Fanconi, síndrome de Bartter, aldosteronismo primário, síndrome de Liddle e doença renal - podem causar baixos níveis de potássio. Além disso, os rins das pessoas idosas não funcionam tão bem e são mais propensos à desidratação, o que muitas vezes leva à deficiência de potássio. Em casos raros, a dieta pobre pode causar baixos níveis de potássio.
Se a deficiência de potássio for leve ou moderada, o médico pode recomendar mudanças na dieta ou suplementos de potássio para aumentar os níveis de potássio e aliviar os sintomas. Tomates, laranjas, bananas, espinafre e outros vegetais de folhas verdes são ricos em potássio. Algumas bebidas esportivas contêm substituições de eletrólitos e podem ser úteis. Se os seus baixos níveis de potássio estão relacionados com um medicamento que está a tomar para outra condição, o seu médico pode mudá-lo para outro medicamento. Se o seu desequilíbrio eletrolítico for grave, seu médico poderá hospitalizá-lo para que você possa receber potássio por via intravenosa.