O potássio é um eletrólito, o que significa que conduz eletricidade dentro do corpo. O potássio é essencial para o bom funcionamento das células nervosas e musculares, especialmente do músculo cardíaco. As pessoas ingerem potássio através dos alimentos. Uma deficiência de potássio, também conhecida como hipocalemia, pode ocorrer por várias razões. Os sintomas da hipocalemia incluem ritmos cardíacos anormais, constipação, colapso muscular, fadiga e paralisia.
Antibióticos
Certos antibióticos podem causar uma deficiência de potássio. Estes incluem gentamicina, anfotericina B e carbenicilina, de acordo com o National Institutes of Health. Pessoas com maior risco de deficiência de potássio devem conversar com seus médicos sobre a escolha de um antibiótico diferente. Se outras opções de antibióticos não são uma opção, os médicos geralmente recomendam aumentar o potássio dietético ou um suplemento de potássio. Embora algumas doenças renais possam fazer com que o corpo retenha potássio, outras doenças renais podem na verdade, evita que o corpo retenha potássio. Pessoas com hiperaldosteronismo, uma condição em que o corpo produz aldosterona em excesso, pode ter baixos níveis de potássio. As pessoas com síndrome de Fanconi, uma doença em que o rim não absorve certas substâncias, como o potássio, muitas vezes diminuem os níveis de potássio.
Distúrbios alimentares
Distúrbios alimentares, como a bulimia, podem afetar os equilíbrios eletrolíticos , de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. A bulimia é uma doença em que as pessoas se alimentam de comida e depois se purgam com laxantes ou vômitos para evitar o ganho de peso. Vômitos constantes podem causar desidratação e causar uma diminuição nos níveis de potássio. Biping e purgação de longo prazo podem levar a graves deficiências de potássio e potencialmente causar ataque cardíaco e arritmias fatais.
Diuréticos
Diuréticos são comumente prescritos para tratar condições como hipertensão arterial, glaucoma e insuficiência cardíaca congestiva. A Mayo Clinic explica que os diuréticos livram o corpo do excesso de sal e água, fazendo com que os rins coloquem mais sal na urina, e a água vai com ele. Certos diuréticos, como a furosimida, podem causar uma diminuição nos níveis de potássio. Os médicos, muitas vezes, recomendam o aumento de potássio na dieta e testes periódicos de química do sangue para monitorar os níveis sanguíneos de eletrólitos como o potássio. A transpiração excessiva pode ocorrer por várias razões. Exercícios pesados, febres altas ou trabalho pesado ao ar livre em altas temperaturas podem causar aumento da sudorese. O National Institutes of Health explica que o suor contém eletrólitos e a transpiração excessiva pode levar a baixos níveis de potássio. As pessoas devem evitar trabalhar em altas temperaturas, se possível, e lembre-se de hidratar com frequência água ou bebidas de reposição de eletrólitos, como Gatorade.
, , ] ]