O potássio é um mineral essencial que o organismo necessita para muitas funções. Ter muito potássio em seu corpo ou ter muito pouco pode ser perigoso para sua saúde. Se você está preocupado que seus níveis de potássio são muito baixos, consulte o seu médico sobre o tratamento certo para você.
Você pode obter potássio em sua dieta a partir de muitas frutas e legumes, bem como leite e feijão, de acordo com o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. Carnes e muitos tipos de peixe também contêm potássio. O potássio ajuda a controlar a água no seu corpo e a sua pressão sanguínea. O mineral também atua como um eletrólito e controla os impulsos elétricos em seu corpo, particularmente em seu coração e músculos, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Seus níveis de sódio e magnésio no sangue controlam seus níveis de potássio.
Causas
Um baixo nível de potássio no sangue é conhecido como hipocalemia, diz a Universidade de Maryland Medical Center. Você pode ter uma deficiência de potássio devido à ingestão excessiva de sódio, desnutrição, vômitos ou diarréia, ou doença de Crohn e outras condições que inibem a absorção de nutrientes. Você também pode desenvolver uma deficiência de potássio de tomar diuréticos de alça para problemas cardíacos. As deficiências de potássio são um tanto comuns entre as pessoas que consomem dietas ocidentais, devido à alta quantidade de sódio consumida, segundo o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh.
Sintomas
Se os níveis de potássio ficarem muito baixos, você pode experimentar sintomas como constipação, fadiga ou fraqueza e arritmias cardíacas, diz a Clínica Mayo. Como esses sintomas são fáceis de confundir com outras condições de saúde, a maioria das pessoas não percebe que tem baixos níveis de potássio até que seu médico realize um exame de sangue. Os níveis de potássio extremamente baixos podem potencialmente tornar-se fatais. Os baixos níveis de potássio no sangue podem causar problemas de pressão arterial, por isso os suplementos de potássio às vezes são recomendados para pessoas com hipertensão, diz o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Dezenas de estudos médicos descobriram que tomar suplementos de potássio reduziu a pressão arterial em pacientes hipertensos, de acordo com uma revisão de 1997 de ensaios clínicos no Journal of the American Medical Association. Suplementação de potássio também pode ajudar no tratamento de pedras nos rins e síndrome pré-menstrual, bem como problemas cardiovasculares, como insuficiência cardíaca congestiva, acidente vascular cerebral e arritmia cardíaca, diz a Universidade de Michigan Health System. Pessoas com condições de má absorção, como doença inflamatória intestinal, doença de Crohn ou colite ulcerativa, também podem se beneficiar de um suplemento de potássio, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Converse com seu médico antes de tomar potássio para tratar ou prevenir qualquer condição de saúde.
Se você tem uma deficiência de potássio, pode demorar 10 a 20 miliequivalentes três a quatro vezes ao dia, diz a Universidade de Pittsburgh. Centro médico. Você também pode precisar tomar suplementos de magnésio e vitamina B12 juntamente com potássio. Pergunte ao seu médico sobre a dose certa para você antes de tomar um suplemento de potássio, no entanto. Seu médico pode aconselhar contra tomar potássio se você também estiver tomando inibidores da ECA como Monopril ou Capoten, a heparina mais sangüínea, ciclosporina, betabloqueadores como Inderal ou Lopressor, e certos antibióticos como Bactrim, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. . Além disso, se você tem insuficiência renal, tomar suplementos de potássio pode não ser seguro, especialmente se você também estiver tomando antiinflamatórios não esteróides.