Eletrólitos são minerais em seu corpo que têm uma carga elétrica. Deve haver um equilíbrio entre os eletrólitos com cargas positivas e aqueles com cargas negativas, e todos devem permanecer dentro de um determinado intervalo. Se esse saldo for perdido ou se eles ficarem fora do intervalo normal, isso pode ser prejudicial. Os principais eletrólitos incluem sódio, potássio e cálcio. O sódio e o potássio são importantes para o sistema nervoso, enquanto o potássio também é importante para o coração. Seus músculos precisam das quantidades adequadas de cálcio.
Hipernatremia
A hipernatremia é o nome que é usado se os níveis de sódio no sangue forem maiores que o valor normal; isto é, maior que 145 mEq /L. A princípio, você só pode sentir sede, mas se os seus níveis não forem corrigidos, você começará a sentir-se irritado e fraco. Se os níveis de sódio continuarem aumentando, você terá agora o que é chamado de hipernatremia grave, níveis superiores a 158 mEq /L. Neste ponto, você pode se tornar delirante, desorientado, ter convulsões e até entrar em coma.
Hiponatremia
Este termo é usado para definir níveis de sódio no sangue abaixo de 135 mEq /L. Com a hiponatremia, como explicado pelo Dr. Cho, Professor Assistente Clínico de Medicina da Universidade da Califórnia, você não terá nenhum sintoma com níveis de 130 mEq /L. Mesmo com 110 mEq /L, você não terá sintomas se seus níveis caírem lentamente ao longo de um período de semanas a meses, porque seu cérebro terá tempo para se ajustar. Os níveis que caem rapidamente farão com que você sinta nauseado. E então, você terá dores de cabeça e ficará desorientado. Se isso não for corrigido, você pode ter convulsões e entrar em parada respiratória e coma.
Hipercalemia
Os níveis de potássio superiores a 5 mEq /L são referidos como hipercalemia. Você pode não ter nenhum sintoma, mas se seus níveis atingirem mais de 6,5 mEq /L, os sinais que vão dos seus nervos para os músculos serão prejudicados. Isso lhe dará paralisia, enfraquecerá seus músculos e diminuirá seus reflexos. Como os nervos também estimulam o músculo cardíaco, você também pode ter alterações cardíacas.
Hipopotassemia
Os níveis de potássio abaixo de 3,5 mEq /L são definidos como hipocalemia. Mais uma vez, seus músculos são afetados. Você terá cãibras, fraqueza muscular e até constipação. Se os seus níveis caírem abaixo de 2,5 mEq /L, você poderá ter reflexos e paralisia fracos.
Hipercalcemia
Se os níveis de cálcio no sangue forem superiores a 10,2 mg /dL, isso é considerado hipercalcemia. Estudantes de medicina em todo o país memorizaram a frase “ossos, pedras, gemidos abdominais, tons psicológicos”, pois são os sintomas de hipercalcemia - fraturas ósseas, cálculos renais, “gemidos abdominais” de vômitos e constipação. "Psych overtones" deixá-lo sentir-se cansado e fraco, com uma mudança no seu estado de alerta mental.
Hypocalcemia
Os níveis de cálcio inferiores a 8,5 mg /dL são considerados como hipocalcemia. Dr. Cho escreve que a hipocalcemia torna as células musculares e as células nervosas mais excitáveis. Assim, os sintomas incluem espasmos musculares, que causam cãibras. Você também pode ter dores abdominais e convulsões. Você terá um espasmo facial se o seu médico tocar o nervo facial. Isso é chamado de sinal de Chvostek.