O potássio é um mineral encontrado em muitos alimentos que ajuda seu corpo a equilibrar os líquidos. O potássio também é responsável pela contração muscular adequada e pela fase de repouso dos músculos após o esforço físico. Os níveis desse mineral devem ser mantidos estáveis e não cair muito baixo ou ficar muito alto. Altos altos ou baixos de níveis de potássio podem ser fatais. Observar sua dieta cuidadosamente é importante. A maior parte da nossa ingestão de potássio vem da nossa dieta e é encontrada em frutas e vegetais. Aditivos e alimentos podem bloquear a absorção de potássio pelo nosso corpo.
Alimentos com alto teor de sódio
O potássio trabalha com o sódio em seu corpo para manter a retenção de água no mínimo e manter seu corpo bem hidratado. De acordo com a Fundação George Mateljan, a maioria do potássio no seu corpo é armazenado dentro de suas células, enquanto a maior parte do sódio em seu corpo é armazenada no fluido que envolve as células. Demasiado sódio pode bloquear a absorção de potássio e aumentar os níveis de líquidos, causando inchaço do corpo. O sal é a principal forma de sódio ingerida diariamente por muitas pessoas. Vegetais e frutas processados enlatados também contêm quantidades elevadas de sódio e devem ser mantidos no mínimo ou evitados todos juntos. Snack alimentos, como batatas fritas e biscoitos, contêm cargas de sódio e só devem ser consumidos com moderação. Adquira o hábito de ler rótulos quando compras de supermercado para ajudá-lo a determinar se a conveniência de alimentos processados enlatados vale a pena o risco.
Cafeína
A cafeína pode ser encontrada em chás, colas, café e doces. Consumir esses itens em grandes quantidades pode fazer com que seus níveis de potássio diminuam. A cafeína inibe a absorção de potássio "obstruindo" os rins e o fígado. Seu fígado é responsável por liberar potássio em sua corrente sanguínea depois de filtrá-lo. Seu fígado pode ser visto como um filtro grande que contrai bactérias ruins dos bons minerais de que seu corpo precisa. Bactérias ruins são desperdiçadas; bons minerais são distribuídos igualmente. Se você ingerir grandes quantidades de cafeína, estará entupindo o filtro. Os bons minerais não podem passar, causando deficiências.
Álcool:
Beber álcool em excesso afina o sangue e causa a diluição do potássio na corrente sanguínea. O álcool também desidrata o corpo e bloqueia a absorção de potássio. Novamente, você deve considerar o fígado porque o álcool tem efeitos diretos sobre este órgão. Beber excessivamente pode causar tensão no fígado, aumentando o risco de doenças, como a cirrose do fígado. Quando a tensão é colocada no fígado, sua função diminui tremendamente. Seu corpo não receberá quantidades constantes dos minerais de que necessita para sobreviver. Retardar o fígado também pode causar lentidão no sistema imunológico, o que pode causar doenças, prejudicando ainda mais os níveis de potássio na corrente sanguínea.