O potássio é um dos seis eletrólitos importantes - sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro e fosfato - que trabalham juntos para manter o equilíbrio ácido-básico certo nos fluidos corporais. O sódio e o potássio trabalham juntos para garantir que seu corpo tenha o equilíbrio hídrico correto, e o potássio é necessário para a atividade normal nas células nervosas e musculares, especialmente no músculo cardíaco. Se você estiver com sintomas de uma deficiência, o seu médico irá pedir um exame de sangue e, possivelmente, um teste de urina. Sintomas de deficiência de potássio, de acordo com Medline Plus, podem começar com fraqueza geral do corpo e fadiga crônica. Níveis baixos de potássio podem causar cãibras musculares porque não há potássio suficiente no sangue para enviar impulsos elétricos para fazer com que seus músculos se contraiam adequadamente. Você experimentará batimentos cardíacos irregulares ou batimentos cardíacos acelerados porque os níveis de potássio estão baixos demais para enviar impulsos elétricos normais para o músculo cardíaco.
A quantidade de potássio no sangue é tão pequena que até mesmo um pequeno aumento ou diminuição pode causar problemas de saúde. Níveis baixos de potássio podem ser causados por medicamentos como “pílulas de água”, desidratação por vômito excessivo e diarréia, ou uma dieta diária que não contém quantidades adequadas de potássio. O teste mais comum para a deficiência de potássio é um painel metabólico básico, que envolve tomar cerca de 1 colher de sopa. do seu sangue, indica Lab Tests Online, que será testado para potássio e outros eletrólitos. Altos níveis de potássio podem ser uma indicação de doença renal, adrenal ou outras doenças, portanto, o médico pode solicitar exames adicionais.
Resultados do teste de sangue O potássio é medido em milimoles por litro, ou mmol /L, e quando você obtém uma cópia de seus resultados básicos do painel metabólico, você verá um número de potássio, como 4,1 mmol /L. Em seguida, você verá um intervalo de referência para o potássio, como 3,5 a 5,5 mmol /L, que é onde o seu resultado de potássio deve cair, de acordo com o Lab Tests Online. Se os seus resultados sanguíneos forem ligeiramente superiores ao número mais alto ou ligeiramente inferior ao número mais baixo, o laboratório indicará o seu médico. Seu médico irá avaliar o resultado para determinar se ele se encaixa em sua condição médica ou se possivelmente houve um erro na maneira como o sangue foi coletado ou processado. Independentemente disso, seu médico pode querer outro teste de potássio para verificar o seu nível novamente.
Resultados do teste de urina
Seu médico também pode pedir um teste de urina para verificar se há níveis altos e baixos de potássio em seus fluidos corporais. Um resultado do exame de urina pode indicar possíveis problemas de saúde, doença das glândulas supra-renais ou renais, efeitos colaterais de certos medicamentos ou deficiências de potássio. De acordo com o Lab Tests Online, o teste de urina envolve coletar sua urina por 24 horas em um recipiente estéril dado a você pelo laboratório clínico. Um intervalo normal para uma pessoa saudável que tenha quantidades adequadas de potássio em sua dieta diária é de 25 a 120 miliequivalentes por litro por dia, de acordo com o Medline Plus. baixo, seu médico pode sugerir que você aumenta o potássio em sua dieta. Muitas frutas, legumes e feijões são ricos em potássio, de acordo com o banco de dados de nutrientes do USDA. Laranja, tomate e suco de ameixa são ricos em potássio. Se você gosta de frutas, bananas, ameixas, uvas passas, laranjas e toranjas são ricos em potássio. Abóbora, batata doce, couve de Bruxelas, beterraba e espinafre são alguns vegetais ricos em potássio. Feijões refogados enlatados e outros feijões e tomates enlatados também são boas fontes de potássio. Fique longe de produtos que contenham sal e açúcares adicionados.