A glândula tireóide desempenha um papel importante no metabolismo do seu corpo. Esta pequena glândula, localizada no pescoço e com apenas 5 cm de largura, regula o metabolismo ao secretar hormônios que estimulam os tecidos do corpo. Ele também mantém o equilíbrio de cálcio no corpo e pode afetar o potássio.
Potássio
O potássio é um mineral essencial e um eletrólito. Os eletrólitos são substâncias que podem se decompor em partículas carregadas conhecidas como íons, tornando-as capazes de conduzir eletricidade. Potássio e sódio - outro mineral e eletrólito - são críticos para a transmissão de impulsos nervosos através das membranas celulares. Se esses dois minerais estão fora de equilíbrio, pode causar perturbações na função nervosa, contrações musculares e função cardíaca.
Potássio alto e baixo
A hipercalemia é um nível anormalmente alto de potássio. Ocorre quando os rins não conseguem eliminar o potássio com rapidez suficiente para acompanhar a ingestão de potássio. Os sintomas incluem formigamento das mãos e pés, fraqueza muscular e paralisia temporária. A complicação mais grave da hipercalemia é um ritmo cardíaco anormal, que pode levar à parada cardíaca e à morte. A hipocalemia é a condição oposta - potássio anormalmente baixo. Embora ocorra mais comumente por vômitos prolongados, efeitos de medicação ou doença renal, a hipocalemia também é observada em pessoas com problemas de tireoide.
Hipertireoidismo
Pessoas com altos níveis de hormônio tireoidiano ou hipertiroidismo podem desenvolver uma condição chamada tireotóxica paralisia periódica. Esse problema se desenvolve depois que os sintomas do hipertireoidismo ocorrem. Envolve ataques de fraqueza muscular ou paralisia alternando com períodos de funções musculares normais. Durante os ataques, o nível de potássio no sangue é baixo; caso contrário, o potássio está dentro dos limites normais. Se os ataques continuarem por um período de tempo, os músculos se tornarão fracos. Tratar o hipertireoidismo pode prevenir ataques e pode até mesmo reverter a fraqueza muscular.
Em um estudo inicial de pacientes com hipertireoidismo relatado na edição de março de 1981 da “Clinical Science”, os níveis de potássio foram medidos nos pacientes durante seus tratamentos para o hipotireoidismo. Como os níveis do hormônio da tireoide voltaram ao normal, o mesmo aconteceu com os níveis de potássio. No entanto, de acordo com uma revisão publicada na edição de maio de 2011 do "Journal of Hospital Medicine", embora baixos níveis de potássio e baixos níveis de tireóide sejam vistos juntos, o hipotireoidismo não causa realmente o baixo nível de potássio.
Altos níveis de potássio não estão relacionados a problemas de tireoide. Níveis baixos de potássio podem ser observados com baixos níveis de hormônios tireoidianos, mas a tireóide não os causa. Nenhuma condição deve ser autogerenciada. Se você tiver dúvidas ou preocupações, consulte um profissional de saúde.
, , ] ]