O hidróxido de potássio, também conhecido como hidrato de potássio e potassa cáustica, é um forte químico alcalino disponível em pelotas e flocos. Com a fórmula química KOH, o hidróxido de potássio é um dos compostos que as pessoas chamam de lixívia. O hidróxido de potássio é incluído em produtos de limpeza e tem usos na indústria e em diagnósticos médicos. Ele também tem um papel como um produto de saúde alternativa.
Diagnóstico
Alguns dermatologistas usam hidróxido de potássio para diagnosticar infecções fúngicas na pele, cabelo e unhas. Para as infecções cutâneas, o pessoal de laboratório monta uma raspagem cutânea e aplica hidróxido de potássio para dissolver as células epidérmicas e expor a estrutura dos fungos, explica um artigo no "Indian Journal of Dermatology, Venereology and Leprology". Os autores observam que o hidróxido de potássio é mais confiável do que culturas de laboratório para identificar a presença de fungos que causam doenças de pele.
pH Value
O hidróxido de potássio tem alcalinidade muito alta, medida na escala de pH. Esta escala vai de 0 a 14 e define a acidez ou alcalinidade de uma substância, sendo 7 neutra e alcalina superior a 7. A água destilada pura tem um pH de 7. O hidróxido de potássio tem um pH de 12 a 14. Compare isso a amônia em 10 a 11 e bórax em 9.
Teorias /Especulação
Algumas pessoas acreditam que a água alcalina é a melhor para a saúde. Defensores afirmam que beber água alcalina é benéfico para a saúde porque a doença e o envelhecimento resultam do acúmulo excessivo de ácido no corpo. A água alcalina supostamente neutraliza essa acidez. Produtos líquidos comerciais estão disponíveis com hidróxido de potássio altamente diluído que mudam a água potável regular em água alcalina forte, semelhante ao nível de pH criado com um ionizador de água. Você adiciona gotas da solução conforme indicado para beber água. A teoria por trás de beber água alcalina para a saúde é a pseudociência, de acordo com o químico Stephen Lower, membro do corpo docente aposentado da Universidade Simon Fraser.
Aviso
Pellets e flocos de hidróxido de potássio são considerados venenosos e combinam o composto químico com a água ou outra umidade a transforma em uma substância cáustica. A ingestão de hidróxido de potássio pode ter efeitos graves e até fatais, conforme observado pelo MedlinePlus. Pode resultar em queimaduras na boca, garganta, esôfago e estômago; dor severa na boca, garganta e dor abdominal; diarréia; inchaço da garganta fechado; e uma queda rápida na pressão sanguínea, que é um sintoma de uma reação de choque.
Tratamento de intoxicação
MedlinePlus observa que é necessário atendimento médico imediato se você ou alguém que você conhece engoliu hidróxido de potássio. A recuperação depende da rapidez com que o tratamento é recebido. Lave o composto químico da pele com muita água. Não faça a pessoa afetada vomitar, a menos que a equipe médica lhe diga para fazê-lo. O tratamento médico pode incluir suporte respiratório, tubo respiratório, fluidos intravenosos e medicação para aliviar a dor.
, , ] ]