Ao contrário do cloreto de potássio e do gluconato de potássio, o oleato de potássio não é um suplemento dietético. Este produto químico é conhecido por uma variedade de nomes, incluindo o asium 9-octadecenoate, OS soap, trenmine e o sal de potássio do ácido oleico. Encontrado em muitos alimentos e cosméticos, o oleato de potássio também ocorre naturalmente nos corpos dos insetos.
O oleato de potássio é um sal e um ácido graxo. É um sal porque é o produto de um ácido e uma base. É um ácido graxo porque tem um esqueleto de carbono longo com um terminal de grupo carboxila. O oleato de potássio tem um peso molecular de 321,62 e um ponto de fusão de 428 graus Fahrenheit. Ele se dissolve livremente em água para produzir soluções levemente básicas com um pH superior a 7.
Usos Cosméticos
O oleato de potássio é usado como um emulsificante em muitos sabonetes líquidos, produtos de limpeza facial, ceras de bigode, lavagens do corpo e cabelo permanentes. Os emulsionantes atuam como surfactantes e reduzem a tensão superficial de um líquido. O oleato de potássio impede que os ingredientes desses produtos se separem em substâncias químicas separadas.
Aprovação do FDA
A FDA diz que o oleato de potássio "pode ser usado com segurança nos alimentos e na fabricação de componentes de alimentos", desde que seja usado como "aglutinante, emulsificante e agente antiaglomerante", e o produto é devidamente rotulado. O uso de oleato de potássio em alimentos requer o uso de produtos químicos de grau alimentício, que têm uma pureza maior do que muitos outros tipos de reagentes.
Walking Bug Bug
A empresa química Triveni Interchem relata que cadáveres de abelhas e As formigas de Pogonomyrmex emitem oleato de potássio quando decaem. Outros insetos respondem ao cheiro desse produto químico removendo o corpo do inseto morto do ninho ou da colmeia. Se você escovar o corpo de uma abelha ou formiga viva com ácido oleico, outros insetos a removerão da colméia ou ninho como se ela estivesse morta.