De acordo com a Food Standards Agency, o nitrato de potássio é um composto cristalino ortorrômbico encontrado comumente em explosivos, fogos de artifício, propelentes de foguetes, fertilizantes e removedores de tocos de árvores. No entanto, desde a idade medieval, o nitrato de potássio, também chamado sal peter, tem sido usado para preservar carnes. Em tempos históricos, o nitrato de potássio era feito usando uma combinação de palha e urina. Agora, medidas mais sofisticadas, que não envolvem o uso de substâncias corporais, são usadas em sua criação. O nitrato de potássio é um preservativo alimentar parcialmente eficaz que é mais frequentemente utilizado para curar e fumar carnes.
Carne de Milho
Para criar essa cor vermelha vibrante que distingue carne enlatada, o nitrato de potássio é adicionado à salmoura juntamente com as especiarias de decapagem. Compare isso com o corned beef antiquado, que foi salgado em água salgada por cerca de uma semana e é uma cor rosa acinzentada. Os regulamentos federais limitam a quantidade de nitrato de potássio que pode ser adicionada à salmoura a 2 lbs. por 100 galões da salmoura de carne em conserva, de acordo com a Universidade de Minnesota.
curado salame
A Universidade Estadual do Oregon explica que a característica cor rosa do salame cozido é devido à presença de nitrato de potássio. A porção de nitrato do sal peter não só protege a cor da carne fresca, mas também adiciona mais pigmento rosa devido à reação do nitrato com a proteína da carne.
Cured Ham
The National O Center for Home Food Preservation explica que um dos principais ingredientes de cura é o nitrato, que pode ser obtido a partir de nitrato de potássio ou nitrato de sódio. As diretrizes da Food and Drug Administration norte-americana limitam a quantidade de nitrato de potássio a 2,75 oz. por 100 libras. de presunto picado
, , ] ]