A hipercalemia é uma condição na qual os níveis de potássio no sangue estão acima dos níveis normais. Embora o potássio seja necessário no corpo para a função do nervo e do coração, níveis elevados no sangue podem causar problemas de saúde. Pode causar batimentos cardíacos anormais, pulso irregular e náusea. A hipercalemia pode resultar do alcoolismo da doença renal e da doença de Addison. O tratamento para reduzir os níveis de potássio inclui modificações na dieta e uso de diuréticos.
Frutas
As frutas são fontes de potássio. Uma fonte rica pode fornecer entre 250 e 500 miligramas de potássio por porção. Frutas como damasco, abacate, laranja, pêssegos, ameixas, passas, bananas, figos e kiwis devem ser evitados por causa do seu alto teor de potássio. Para uma opção de baixo teor de potássio, escolha amoras, toranjas, morangos e tangerinas, que fornecem até 150 miligramas de potássio por porção. Conservas de frutas, como pêras e ameixas em conserva também são escolhas populares.
Produtos Lácteos
Evite leite e outros produtos lácteos, que podem ser ricos em potássio. Os suplementos dietéticos utilizados para substituir as refeições também são ricos em potássio. Leia o rótulo ou pergunte ao seu médico ou nutricionista para recomendações específicas.
Legumes
Abster-se de consumir lima, marinha e feijão, lentilhas, todos os tipos de nozes, nabo, batata, espinafre, inhame, batata-doce e tomates. Para versões mais baixas de potássio, opte por espargos, pepino, alface, cebola, ervilha, nabo e repolho.
Sucos e substitutos
Evite suco de ameixa, romã e tomate. Opte por suco de maçã e cranberry. Suco de uva congelado, limonada e néctar de pêra e pêra também são pobres em potássio. Alguns substitutos do sal podem conter potássio. Se, por motivos de saúde, você precisar usar um substituto do sal, consulte seu nutricionista para encontrar uma opção com baixo teor de potássio ou de potássio para temperar seus alimentos. Monitore o tamanho da porção de sua comida, que também desempenha um papel na quantidade de potássio em sua dieta. Contacte o seu nutricionista para um plano de dieta específico adaptado às suas necessidades de saúde.