O potássio é um mineral essencial para o funcionamento normal do corpo humano. Especificamente, o potássio é necessário para o funcionamento normal das células nervosas, musculares e cardíacas. O potássio normal está entre 3,5 e 5,0 milimoles por litro. Um nível abaixo de 3,5 é denominado hipocalemia, que é uma depleção de potássio que uma variedade de fatores pode causar. Os sintomas de hipocalemia incluem fraqueza, fadiga, cãibras musculares, constipação e arritmias.
Diuréticos
Certos medicamentos podem causar depleção de potássio. Especificamente, diuréticos, ou pílulas de água, são causas comuns de baixos níveis de potássio. Isso ocorre porque os diuréticos atuam nas células dos rins para remover a água do corpo. A mesma célula que transporta a água da corrente sanguínea para a urina também permite que o potássio vaze para a urina. Com o tempo, isso pode causar uma depleção de potássio. Se os diuréticos estão causando uma grave depleção de potássio, seu médico pode precisar ajustar seus medicamentos.
Diarreia
A diarréia pode ser a causa do seu nível de potássio esgotado. MedlinePlus, dos Institutos Nacionais de Saúde, afirma que a diarréia excessiva pode fazer com que o potássio seja excretado do organismo. A ingestão de laxantes, que aumentam a taxa de evacuações, também pode contribuir para uma deficiência de potássio. Se você tomar um laxante, você pode precisar tomar um suplemento de potássio para substituir o potássio perdido. Se a diarréia não estiver relacionada a laxantes, a causa da diarréia deve ser identificada para interromper a depleção de potássio.
Vômitos
O vômito excessivo também pode ser uma razão para a deficiência de potássio. Quantidades consideráveis de potássio são perdidas nos sucos gástricos, o que pode levar à depleção com o passar do tempo. Portanto, a causa do vômito deve ser tratada para evitar mais depleção. Se você tem bulimia, um distúrbio alimentar caracterizado por vômito excessivo, você também pode estar propenso a depleção de potássio. Se você vomitar excessivamente, você pode precisar tomar um suplemento de potássio para equilibrar as perdas.
Doença renal
Certas doenças renais podem afetar seus níveis de potássio. De acordo com o MedlinePlus, síndrome de Liddle, síndrome de Cushing, hipoaldosteronismo, síndrome de Barter e síndrome de Fanconi podem causar depleção de potássio. Neste caso, é necessário tratar a doença primária ou tomar um suplemento para evitar o desequilíbrio de sódio. Em casos graves, você pode precisar de um transplante de rim para manter os eletrólitos do corpo, incluindo o potássio, equilibrados.
, , ] ]