O potássio é um mineral requerido pelo organismo para o funcionamento adequado de todos os órgãos, tecidos e células, e é um eletrólito necessário para o coração bater adequadamente. Além disso, o potássio desempenha um papel vital nas atividades musculares e digestivas. Muito potássio é chamado hipercalemia; muito pouco potássio é hipocalemia. A quantidade de sódio e magnésio controla a quantidade de potássio que o corpo retém.
Síndrome de Cushing
A síndrome de Cushing é um distúrbio causado por níveis elevados do hormônio esteróide cortisol, o principal hormônio do estresse, que libera glicose a corrente sanguínea e altera as respostas do sistema imunológico. Condições que podem causar muito cortisol levando a síndrome de Cushing incluem medicamentos corticosteróides, doença de Cushing e tumores da glândula adrenal, pulmão, tireóide e pâncreas, de acordo com MedlinePlus.
Possíveis sintomas da síndrome de Cushing incluem obesidade acima da cintura com pernas e braços finos, rosto redondo, crescimento lento em crianças, acne, hematomas fáceis, dores nas costas e músculos fracos. O trabalho de sangue pode indicar níveis elevados de açúcar no sangue e glóbulos brancos com baixos níveis de potássio. O tratamento da síndrome de Cushing depende da causa e pode incluir diminuição do uso de corticosteróides ou cirurgia para remover o tumor.
Síndrome de Bartter
A síndrome de Bartter é um grupo de condições que afetam os rins em que há perda excessiva de sódio; levando a um aumento na aldosterona que faz com que os rins removam muito potássio. Síndrome de Barrter é uma condição que geralmente ocorre na infância com possíveis sintomas como pressão arterial baixa, cãibras musculares, falha de crescimento, constipação, aumento da micção e pedras nos rins, diz o Centro Médico da Universidade de Maryland.
Tratamento para Bartter A síndrome inclui manter os níveis de potássio acima de 3,5 mEq /L, ou miliequivalentes por litro, usando suplementos ou uma dieta rica em potássio. Alimentos que contêm potássio incluem: todas as carnes; produtos de soja; vegetais como brócolis, tomate, batata doce, feijão e abóbora; frutas como melão, ameixas, bananas e damascos; e leite e nozes.
Síndrome de Gitelman
A síndrome de Gitelman é um defeito que faz com que os rins eliminem muito potássio, sódio, magnésio e cloreto, em vez de reabsorverem a corrente sanguínea. Esta desordem perdedora de sal é o resultado de um defeito no túbulo distal dos rins.
Os baixos níveis de potássio e magnésio detectados no trabalho de laboratório de rotina são frequentemente a primeira indicação para o médico considerar a síndrome de Gitelman em adultos. Casos pediátricos freqüentemente apresentam sintomas como fraqueza muscular, fadiga e cãibras, de acordo com The Bartter Site.
O tratamento da síndrome de Gitelman inclui diuréticos poupadores de potássio, reposição eletrolítica, antiinflamatórios não-esteróides e baixa dose de ACE inibidores.