casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Aldosterona e Potássio

O potássio é um mineral carregado que é muito importante para a condução elétrica adequada no corpo. Como tal, é particularmente importante para as células nervosas e musculares. Seus níveis são muito bem regulados no corpo. Uma fonte de regulação é o hormônio aldosterona. É importante consultar um médico para o diagnóstico e tratamento de condições médicas.

Potássio O potássio é ingerido na dieta e absorvido através de canais de proteínas especiais nas células que revestem a parede intestinal. A via oral ajuda a diminuir a taxa de aumento do sangue, de modo que os rins podem lidar com o aumento de potássio. Uma vez no corpo, o potássio é distribuído de forma diferente dentro e fora das células, com alta concentração dentro das células e baixa concentração fora delas. Aldosterona sinaliza os rins para excretar potássio na urina.

Produção de aldosterona

As glândulas supra-renais são órgãos emparelhados que se situam acima dos rins nas costas. O córtex adrenal, ou camada externa, produz hormônios esteróides a partir do colesterol. Sinais do sangue fazem com que os rins produzam mais ou menos aldosterona.

Além de sinalizar os rins para excretar potássio, a aldosterona promove a absorção de sódio. Ele faz isso sinalizando as células renais para produzir e ativar bombas que controlam o nível de minerais na urina e no sangue. Os resultados incluem potássio diminuído, enquanto o aumento de sódio aumenta o teor de água no sangue e aumenta a pressão arterial.

Distúrbios e Drogas

As drogas amilorida e espironolactona se opõem à aldosterona. Eles têm o efeito de reduzir a pressão sanguínea e elevar os níveis de potássio. Um nível baixo de aldosterona é chamado de hipoaldosteronismo e é freqüentemente causado por problemas com a glândula adrenal. O hiperaldosteronismo, ou altos níveis de aldosterona, pode resultar de um supercrescimento das glândulas supra-renais ou da sinalização inadequada dos hormônios do sangue.