casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Quantos miligramas de potássio são recomendados para pacientes renais?

Em 2007, de acordo com o National Kidney e Urologic Diseases Information Clearinghouse, 527.283 adultos nos Estados Unidos tinham doença renal terminal que necessitava de tratamento, a maioria das complicações de qualquer diabetes ou hipertensão arterial. Se você tem doença renal, medicamente chamada de doença renal, pode ser necessário limitar sua ingestão de potássio porque seus rins não podem mais filtrar adequadamente o potássio do sangue. O potássio pode acumular-se, causando uma complicação potencialmente fatal chamada hipercalemia.

Restrições

Se você tem doença renal terminal, você precisa consultar o seu médico regularmente. Ele ou um nutricionista treinado no tratamento de pacientes renais estabelecerá um limite diário de potássio para você, já que cada pessoa tem necessidades diferentes. Em geral, os pacientes renais devem restringir sua ingestão de potássio para entre 1.500 e 2.700 mg de potássio por dia, relata o site do UpToDate. A recomendação dietética para o potássio é de 4.700 mg por dia para adultos americanos, observa o site, portanto, reduzir a ingestão de potássio requer mudanças na dieta da maioria das pessoas.

Objetivos O objetivo da restrição dietética de potássio é manter o sangue níveis de potássio dentro dos limites normais. Os níveis séricos de potássio normalmente variam entre 3,5 e 5 miliequivalentes por litro, ou mEq /L. Um nível acima de 6 mEq /L pode causar arritmias cardíacas perigosas, mas você pode ter um nível perigosamente elevado de potássio, sem sintomas perceptíveis.

Restrições

Alimentos considerados ricos em potássio contêm mais de 250 mg por porção. Alimentos nesta categoria incluem muitos produtos lácteos; a maioria dos produtos de carne bovina; muitos tipos de frutos do mar, incluindo lagosta, salmão e vieiras; feijão e legumes; pães integrais; e algumas frutas e legumes. Evite substitutos de sal, que contenham grandes quantidades de potássio. Vegetais ricos em potássio incluem batatas e tomates, enquanto os frutos ricos em potássio incluem bananas, laranjas, frutas secas e abacates. Escolhas de baixo teor de potássio incluem aves, atum, ovos, maçãs, muitas frutas, cenouras, milho e pão branco. Molhar os vegetais na água por duas horas e descartar a água ajuda a liberar potássio, mas isso ainda pode não baixar o potássio o suficiente para que você possa comê-los com frequência.

Considerações

Quase todos os alimentos contêm algum potássio. Quando você tem restrições de potássio, você ainda precisa obter uma quantidade adequada de proteínas, vitaminas e minerais em sua dieta, e é por isso que precisa trabalhar com seu médico ou nutricionista para elaborar uma dieta que supra suas necessidades, mantendo os níveis de potássio sob controle. . Você pode limitar sua ingestão de potássio não apenas evitando alimentos mais ricos em potássio, mas também limitando o tamanho das porções. Comer uma grande quantidade de alimentos com baixo teor de potássio pode elevar sua ingestão de potássio a níveis inseguros.